Dentro das programações da I Semana do Bebê e da campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher realizaram nesta sexta-feira, 12, uma oficina para as gestantes que são acompanhadas pelo Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI.
O evento aconteceu na sede do Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM e teve como objetivo orientar as gestantes quanto ao fortalecimento de vínculo mãe-bebê, sobre os tipos de parto, violência obstétrica e da conscientização do empoderamento da mulher.
A secretária executiva de Políticas Públicas para a Mulher, Brígida Emmanuelli, falou da importância desta atividade com as gestantes para que as mesmas possam conhecer melhor o serviço realizado no CRAM, mas também para que essas gestantes possam fortalecer ainda mais o vínculo entre mãe e filho.
“Durante a manhã de hoje, nossa dinâmica foi voltada para a violência obstétrica, a importância do parto normal, a qual realizou uma atividade interativa e educacional com as gestantes”, comentou.
O momento contou com a participação da equipe do CREAS Chico Bocão, do Núcleo Materno Infantil e da doula Tayná Martins de Medeiros que ministraram o momento destacando a importância da gestante ter o conhecimento para que seu parto seja tranquilo e seguro.
As gestantes ainda participaram de uma atividade juntamente com a doula da pintura corporal, onde tiveram suas barrigas pintadas usando tintas laváveis, atóxicas para a pele. Também são pintados o nome do bebê e outras figuras significativas para aquela família em formação.
Coordecom