A gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, Liliane Sena, participou nesta segunda-feira (15), do programa Espinharas Notícias da Rádio Espinharas, para orientar a população sobre os cuidados e prevenção para a varíola dos macacos, a Monkeypox.
Liliane explicou que, além da transmissão ser de uma menor proporção, comparado a outros vírus, a maioria dos casos é de forma leve, não sendo preciso internação hospitalar, no entanto, caso seja necessário todos os municípios já estão orientados e os três hospitais estaduais de Patos já receberam o kit para coleta em caso de suspeita da doença.
“Os municípios tão logo tenham algum caso suspeito devem notificar esse caso imediatamente já que esta doença é de notificação obrigatória e imediata, então a secretaria de saúde do estado toma ciência através dessa notificação e já aciona a coordenação de vigilância epidemiológica municipal para que possam tomar todas as medidas cabíveis e realmente se for um caso suspeito, a 6ª gerência disponibiliza o kit para coleta”, afirmou.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmou alta de 190,7% no número de casos da varíola dos macacos no Brasil. Já no estado da Paraíba, atualmente, são 36 casos notificados com quatro descartados e um caso confirmado. No momento, 31 casos seguem em investigação no estado.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com