No dia 12 de julho de 1992, a cidade de Patos perdia uma das suas grandes lideranças políticas, o advogado e empresário, Edivaldo Fernandes Motta, que faleceu aos 53 anos.
Agora em 2022, completam-se 30 anos sem a figura do parlamentar, que em sua consolidada carreira política, atuou como vereador, deputado estadual e deputado federal por vários anos, conquistando diversos amigos e admiradores.
Para homenageá-lo, uma programação especial será realizada pela Fundação Cultural Miguel Motta de Patos (FECMMA), em alusão aos 30 anos de saudades, tendo início neste sábado, 20 de agosto, e finalizando no dia 24 de outubro. Confira a programação detalhada:
DIA 20 DE AGOSTO
17h - Celebração da Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição
18h - Aposição de uma Placa no busto do deputado na Praça Edivaldo Motta (Praça do CEPA).
19h - Lançamento do livro Edivaldo Motta na Literatura de Cordel, do escritor José Mota Victor, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho.
19h30 - Coquetel no Centro de Cultura Amaury de Carvalho.
20h30 - Cantoria na Concha Acústica da Praça Edivaldo Motta, com os cantadores de viola:
01. Oliveira de Panelas (João Pessoa)
02. Jair Fabrício (João Pessoa)
03. Paulo Cruz (João Pessoa)
04. Diomedes Mariano (Afogados da Ingazeira)
05. André Santos (Afogados da Ingazeira)
06. Erivaldo Ferreira (São José do Egito)
07. Afonso Pequeno (São José do Egito)
08. Irmãos Pereira (Patos)
DIA 24 DE SETEMBRO
20h - Lançamento do Livro Surpresa 2022 da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba. Homenagem da Fundação Educativo Cultural Miguel Mota ao deputado Edivaldo Motta.
DIA 08 DE OUTUBRO
10h - Aposição de um quadro do deputado Edivaldo Motta/Antônio Mariz no Memorial Antonio Mariz, na cidade de Sousa.
DIA 24 DE OUTUBRO
10h - Aposição de um quadro do Patrono Edivaldo Fernandes Motta, cadeira N° 05, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Patos.
Edivaldo Motta nasceu no dia 11 de julho de 1939 e morreu em 12 de julho de 1992, um dia após completar 53 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória enquanto participava de uma vaquejada na Fazenda Maria Paz, em São José de Espinharas. Hoje leva seu nome em alguns prédios públicos como a Praça Edivaldo Motta, Centro de Patos, Ginásio em Malta-PB e Creche em Juazeirinho.
Patosonline.com