Na última quarta-feira, dia 17 de agosto, estudantes do Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Patos), foram surpreendidos com uma cobra cascavel que estava camuflada em um arbusto.
A serpente estava nas proximidades do herbário do Campus (local onde são preservadas plantas desidratadas), quando foi avistada pelos estudantes. O animal media quase dois metros e segundo informações, foi capturada por estudantes do curso de Biologia.
Graças a informação e a destreza dos estudantes, a cobra não foi morta como comumente ocorre no dia a dia. O animal, provavelmente, deverá ser devolvida ao seu habitat natural em um local mais adequado.
A cobra cascavel é uma das mais temidas no Brasil e no mundo, devido ao perigo do seu veneno. Uma das característica marcantes é a presença de guizos, conhecidos popularmente por maracás. Os anéis estão localizados no fim da cauda que emitem um som quando movimentados. O barulho é usado para advertir outros animais e para proteção, pois amedronta predadores.
As Cascavéis são perigosas, mas não agressivas e fogem rapidamente quando avistadas. A espécie encontrada no Brasil possui veneno neurotóxico, que atua no sistema nervoso e faz com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração.
Veja abaixo o vídeo do momento da captura do animal:
Patosonline.com
Com informações de Polêmica Patos