Locais Locais
Internauta denuncia falta de medicamentos na Farmácia Básica do município de Patos e diz: “Nem todo mundo tem condições de comprar remédio”; secretário explica situação. OUÇA
23/08/2022 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Foto: Reprodução

A redação do Patosonline.com foi procurada na tarde desta segunda-feira, dia 22 de agosto, por uma internauta, que preferiu não se identificar, fazendo uma denúncia com relação a falta de medicamentos na Farmácia Básica do município de Patos.

Segundo relatou, há cerca de um mês ela já havia ido ao local em busca de uma Amoxilina, mas não havia, e nesta segunda-feira a mesma se dirigiu novamente à Farmácia, pela segunda vez, porém, foi novamente informada que o medicamento estava em falta.

“Já é a segunda vez que vou atrás de medicamentos e nunca tem nada. Nem todo mundo tem condições de comprar remédio. Fui mês passado e voltei hoje novamente, e não tinha”, disse a internauta. 

Questionada pela nossa redação se os(as) atendentes deram algum prazo para a chegada do medicamento, a internauta disse que eles(as) informam apenas que não tem. 

A redação do Patosonline.com entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos, e o secretário de Saúde, Leônidas Dias, informou que a falta de medicamentos se dá devido à desabastecimento internacional e que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma triagem para a utilização de alguns medicamentos, para que não se tenha um desabastecimento total no município.

"Como já dizemos há alguns dias que a falta de medicamentos se dava por problemas em licitações, se dava pelas empresas não fazerem a entrega. Só para se ter ideia, nós já estamos na 5ª licitação de medicamentos esse ano e as empresas não cumprem. E agora, o Ministério da Saúde exterioriza que é por desabastecimento internacional, que é por falta de medicamentos. Então, repetimos, é uma situação um pouco delicada, é uma situação alarmante, mas a Secretaria de Saúde está tomando as precauções possíveis para realizar o monitoramento e a triagem necessária, para não termos um desabastecimento total desses medicamentos", comentou Leônidas.

Ouça mais detalhes no áudio abaixo:

Leônidas Dias - Áudio: Divulgação/Assessoria

Patosonline.com