O número de candidatos que estão disputando as eleições de 2022 no estado da Paraíba superou o número de postulantes das eleições de 2018, segundo levantamento do Patosonline.com, com base nos dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba-TRE-PB.
O estado passou de 621 postulantes em 2018 para 732 em 2022, distribuídos por vinte e duas legendas partidárias, o que representa um crescimento de 17,87% no número de postulantes as vagas de governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Os maiores crescimentos, no entanto, foram para os cargos proporcionais. Para deputado federal foram 149 registros de candidatura em 2018 e 235 em 2022, enquanto para deputado estadual foram de 398 candidaturas registradas em 2018 e 457 para as eleições deste ano.
Algumas inconsistências, a exemplo de candidaturas com registro duplicado no sistema DivulgaCand do TSE, farão diminuir o total final de candidatos para a disputa eleitoral deste ano na Paraíba.
CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL POR PATOS
Francisca Motta - Republicanos
Ramonilson Alves - PSDB
Germana Wanderley - Solidariedade
Josmar Oliveira - PL
Cicinho Lima - PL
Ana Célia - PT
José Vieirinha - DC
Bertrand Freire – MDB
Sargento Patrian – Rede.
Edna Ribeiro Morais - PT
ENTENDA O QUE FAZ UM DEPUTADO ESTADUAL
Nas eleições de 2 de outubro, cerca de 16 mil candidatos ao cargo de deputado estadual vão disputar o pleito. Eles são representantes da população do estado e compõem as assembleias legislativas, sendo responsáveis pela elaboração e aprovação de leis que estiverem relacionadas de temas pertinentes ao território estadual.
Com mandato de 4 anos, os deputados estaduais participam das sessões plenárias do parlamento estadual e dos trabalhos das comissões. Atendem os eleitores de sua região, representantes de entidades, lideranças de diversos segmentos e órgãos governamentais.
Cada unidade da federação tem de 24 a 94 deputados estaduais. O número varia de acordo com a quantidade de eleitores e a representação do estado na Câmara dos Deputados.
A função principal do deputado estadual é a de apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, além de votar outros projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador.
Os parlamentares estaduais também são responsáveis pela fiscalização contábil e financeira do estado. Entre as prerrogativas está a possibilidade de fazer diligências pessoais e fiscalizar o trabalho dos órgãos públicos.
Patosonline.com (Genival Júnior) com Agência Brasil