Entre as 18h da última sexta-feira (26) e a meia noite do domingo (28), o plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento a 155 pessoas e realizou 14 cirurgias. Embora os números sejam relevantes, a unidade teve uma queda de 18% nos atendimentos e de 45% nos sinistros de trânsito em relação ao plantão do final de semana anterior. Das 155 pessoas que deram entrada no hospital, 21 delas foram vítimas de sinistros de trânsito, sendo 16 de motocicleta, duas de automóvel e três por atropelamento.
Coincidentemente, os plantões do sábado e domingo registraram a mesma quantidade de entradas, com 64 pessoas a cada dia. Das 18h da sexta-feira até a meia noite, outras 27 pessoas foram atendidas por causas diversas na urgência e emergência do hospital. Das 14 cirurgias, 12 foram de emergência e duas eletivas. Aconteceram cinco Cirurgias Geral, quatro Ortopédicas, outras quatro Vascular e um procedimento cirúrgico Oncológico.
Dos 21 acidentados, 11 deles eram da cidade de Patos, mas o hospital atendeu também vítimas de sinistros de trânsito das cidades de Catolé do Rocha, Condado, Santa Teresinha, São Bento, São José de Espinharas, Vista Serrana e Teixeira. Destes, apenas dois pacientes permaneceram internados para cuidados posteriores.
Na emergência e urgência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, automóvel e atropelamento, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, entorse ou torção, contusão diversa/pancada, dificuldade de respirara, náusea e vômito, acidente com animal peçonhento ou raivoso, dor de cabeça, entre outros.
Assessoria