Política Politica
Se vivo fosse, Zé Gayoso completaria 100 anos de vida. Veja um pouco de sua história
17/09/2022 07h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Texto - Padre Luciano Dias
Foto: Divulgação

Neste dia 16 de setembro, se vivo fosse, José Gayoso completaria 100 anos. Uma história de vida vivida para povo, pelo povo e com o povo. Dedicou sua vida à política, ao sertão e principalmente aos Vales dos Espinharas e do Piancó. Tem no seu histórico ações importantes com a defesa do homem do campo, principalmente no tempo do algodão.

A educação sempre recebeu sua atenção. Trouxe para Patos o Colégio Estadual, com ensino de qualidade, referência na região. Foi o responsavel pela transformação de mais de 30 distritos em municipios. Filho do advogado Pedro Firmino, o primeiro deputado federal de Patos.

Lamentavelmente não recebeu Deputado Zé Gayoso, eleito 7 vezes Deputado Estadual, em seu favor homenagem equivalente a que foi realizada em atenção ao seu pai, pessoa cujo nome empresta a uma das principais ruas de Patos. Não há até o momento qualquer referência ou nomeação de prédios públicos, rua, praça ou avenida em seu nome.

Seu legado segue esvaziando com o passar do tempo, afastando do presente a recordação das vitórias do passado, sem dar oportunidade às novas gerações de compreender a história e origem de sua cidade, as lutas e vitórias alcançadas, os atores responsáveis pela evolução do pensar e do fazer, o amadurecimento do direito.

JOSÉ GAYOSO, O HOMEM QUE FOI E A MEMORIA DO QUE POR ELE FOI DEIXADO, NÃO DEVE SER DESRESPEITADA. PARTE DA HISTORIA DA PARAIBA É CONTADA PELO RELATO DE SUAS AÇÕES LEGISLATIVAS. Diante de tantas ruas e locais públicos batizados em homenagem às pessoas públicas indicadas pelos gestores de Patos desde 2004 nota-se que a ausência de tal honraria repousa tão somente na vontade de poucos de esconder da nova geração o que todos que conheceram ou foram alcançados pela eficiência do Deputado Zé Gayoso carregam em seus corações, tentando apropriar-se da história e dos méritos conquistados pela família Gayoso.

Hoje, em seu centenário, faço publicamente o compromisso de trabalhar em favor da recuperação e preservação da história de Patos, restaurando a memória da cidade, física e afetiva, para que um novo legado seja edificado sobre a Rocha firme e constante da HISTORIA que será contada pelas ruas desta cidade.

Zé Gayoso e sua esposa Terezinha na juventude

Texto - Padre Luciano Dias