Política Politica
Patos não avança em número de representantes na Assembleia Legislativa e continuará com apenas um (1) nome na Casa Epitácio Pessoa
Alguns analistas políticos acham que a votação para deputado estadual foi mal distribuída
09/10/2022 13h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com      

Em um passado não muito distante a cidade de Patos chegou a ter quatro (4) representantes na Assembleia Legislativa da Paraíba. Há pouco mais de uma década atrás a “Capital do Sertão” contava com os seguintes representantes na Casa Epitácio Pessoa: Francisca Motta, Dinaldo Wanderley, Antônio Mineral e Socorro Marques. Esses dois últimos sendo de cidades da região metropolitana de Patos.

Nas últimas legislaturas, Patos viu sua representatividade no legislativo estadual minguar para dois, depois para um e agora irá permanecer também com um. Apenas a ex-deputada e ex-prefeita de Patos, Francisca Motta, conseguiu votos suficientes para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa estadual.

Não foi por falta de opções. Vários nomes foram colocados à disposição do eleitor para esse cargo, entre eles o juiz Ramonilso Alves, o vereador Josmá Oliveira, o cantor Cicinho Lima, a advogada Germana Wanderley (esposa do deputado em exercício, Dr. Érico), o radialista Bertrand Freire, a professora Ana Célia, o corretor de imóveis, Vieirinha, dentre outros. 

Alguns analistas políticos acham que a votação para deputado estadual foi mal distribuída, já que os candidatos a deputado estadual da cidade de Patos receberam 31.051 votos nas eleições do último domingo, 2 de outubro, segundo levantamento do Patosonline.com, com base no resultado das urnas apurados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba-TRE-PB. Essa votação, caso fosse melhor dividida, com certeza elegeria mais de um deputado estadual.

Veja a votação obtidas pelos candidatos de Patos para deputado estadual no último pleito:

Francisca Motta (Republicanos): 10.654 votos (eleita);

Ramonilson Alves (PSDB): 6.116 votos (suplente);

Cicinho Lima (PL): 4.465 votos (suplente);

Germana Wanderley (Solidariedade): 4.020 votos (suplente);

Josmá Oliveira (PL): 2.227 votos (suplente);

Sargento Patrian (Rede): 1.660 votos (suplente);

Professora Ana Célia (PT): 781 votos (suplente);

Tenente Rebeca (PSDB): 555 votos (suplente);

Edna Ribeiro (PT): 374 votos (suplente);

Vieirinha (DC): 110 votos; (Suplente);

Bertrand (MDB): 89 votos (suplente).

Patosonline.com