Brasil Brasil
Bancos vão alterar expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo; veja como fica serviço
Alteração no serviço de atendimento ao público obedecerá regras baseadas nos horários dos jogos e no fuso-horário de cada estado
21/10/2022 21h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Portal Correio, com Vinicius Primazzi, do R7
Foto: JOE KLAMAR/AFP

Os bancos terão expediente especial durante os jogos da Copa do Mundo do Catar, segundo informou a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) ao R7. A alteração no serviço de atendimento ao público obedecerá regras baseadas nos horários dos jogos e no fuso-horário de cada estado. Confira o esquema:

Jogos com início previsto às 12h

Jogos com início previsto às 13h

Jogos com início previsto às 16h

O Mundial do Catar começa no dia 20 de novembro e vai até 18 de dezembro. A Seleção Brasileira estreia em 24 de novembro (quinta-feira), contra a Sérvia, a partir das 16h. O segundo jogo ocorre em 28 de novembro (segunda-feira), contra a Suíça, a partir das 13h. O time comandado por Tite fecha a fase de grupos em 2 de dezembro (sexta-feira), diante da seleção de Camarões, a partir das 16h.

Repartições públicas e empresas privadas

Os dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo não são considerados feriados oficialmente, mas há possibilidade de o Poder Executivo (federal, estadual ou municipal) decretar as datas como feriados. Nesse caso, as empresas teriam que “dispensar seus empregados nos dias das partidas, ou remunerar em dobro o período trabalhado”, conforme explica o advogado trabalhista Guilherme Macedo Silva.

Também existe a discussão se nos dias de jogo do Brasil o ponto será facultativo. Nesse tipo de situação, caberia ao servidores públicos escolher se o expediente seria ou não mantido. A regra não serviria, porém, ao setor privado. No entanto, é comum que os empregadores adotem a prática.

“As empresas não são obrigadas a estabelecer ponto facultativo nos dias de partida do Brasil na Copa do Mundo. No entanto, nada impede que façam acordos com seus empregados para compensar os dias ou horas não trabalhados em função dos jogos”, conclui o advogado.

Fonte: Portal Correio, com Vinicius Primazzi, do R7