Locais Locais
Hospital de Patos realizou 361 atendimentos e realizou 23 cirurgias no feriadão de aniversário da cidade
25/10/2022 22h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por News Comunicação
Foto: Reprodução

O plantão do feriado de Emancipação política do município de Patos, que compreendeu o período entre a sexta-feira (21) e a segunda-feira (24), foi bem movimentado na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC). A unidade registrou o atendimento a 361 pessoas, das quais, 28 vítimas de sinistros de trânsito e realizou no período 23 cirurgias, sendo 15 de urgência e oito eletivas. O maior número de atendimentos foi justamente no feriado (dia 24) no qual ocorreram 117 atendimentos na Urgência e Emergência da unidade.

Além dos sinistros de trânsito, entre às 18h da sexta-feira até a meia noite desta segunda-feira (24), os motivos que mais motivaram atendimentos na unidade foi de pessoas com queda da própria altura, dor abdominal, dor no peito, dor na perna, queda de nível, acidente com objeto perfuro/cortante, sangramento, AVC, dor no pé, náusea e vômito, dor na coluna, cefaléia, hipertensão, entre outras situações.

O plantão de maior movimento foi o do dia 24, quando 117 pessoas foram atendidas, seguido do de domingo, quando outras 101 pessoas deram entrada na unidade. No sábado foram atendidas cem pessoas e entre às 18h da sexta-feira até a meia noite do mesmo dia, outras 43 pessoas deram entrada na unidade que é referência para 89 municípios da região do sertão paraibano.

A maior parte das vítimas de sinistros de trânsito foi da cidade de Patos, com 10 pessoas no total, mas o hospital atendeu pacientes das cidades de Itaporanga, Malta, Manaíra, Santa Luzia, São Bento, Tavares, Vista Serrana, Catingueira, Imaculada, Maturéia, Teixeira, Cacimbas e São Mamede. Dos 28 acidentados atendidos, 17 foram com motos, sete com automóvel e quatro por atropelamento.

Dos 23 procedimentos cirúrgicos realizados durante o plantão do feriadão, a maior parte foi de Cirurgia Ortopédica e Vascular, com 14 casos no total, sendo sete para cada especialidade, seis de Cirurgia Geral, duas de Buco-Maxilo e um procedimento urológico.

Sobre aumento de demanda no hospital

O diretor clínico do Complexo de Patos, Dr. Pedro Augusto, chama atenção para o aumento dos serviços da unidade não apenas neste feriadão. “Nos últimos dez dias, a gente vem vivenciando um aumento exponencial nos atendimentos, principalmente, nos atendimentos ortopédicos. Mas, estamos também observando um aumento de pacientes com trombos-embólicos, vítimas de AVC, infarto, doenças arteriais inclusivas, pacientes com pés diabéticos. Temos tido uma demanda muito grande destes pacientes que são pacientes que acabam ficando internados muitos dias na unidade e junto a isso o aumento de pacientes ortopédicos, com o registro de muitos acidentes. Hoje, nós temos uma demanda muito grande na ortopedia. Só neste final de semana foram 20 pacientes internados na ortopedia, tanto que estamos lotados neste início de semana”, afirma Dr. Pedro. Segundo ele, o hospital começa hoje um mutirão de cirurgias ortopédicas para até sexta-feira toda a atual demanda esteja com seus procedimentos atendidos.

Por News Comunicação