A Paraíba terá 5.898 pociais civis, militares e combeiros militares espalhados pelos 223 municípios do estado, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social da Paraíba.
O envio de tropas extras para os municípios será realizado até esta sexta-feira (28), com mais de 1.000 policiais para os municípios de Patos, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Itaporanga e Princesa Isabel, sendo este o mesmo quantitativo empregado no segundo turno das eleições.
A operação de segurança nas eleições se inicia nesta quinta (27), e vai até a segunda pós-eleição, visando garantir a segurança dos eleitores e combater condutas vedadas, além da guarda das urnas nos locais de votação.
Também haverá um reforço na segurança dos transportes coletivos que transportarão eleitores no estado, já que a expectativa é que ocorra um aumento no fluxo de passageiros em função da gratuidade definida para os ônibus coletivos de João Pessoa, Campina Grande, Patos e outros municípios do estado.
Toda a operação de segurança será acompanhada em Centros de Comando e Controle, nos comandos regionais de Polícia Militar. Quem for preso por crime eleitoral, segundo a PM, será levado à Polícia Federal (PF). Se o eleitor for preso por crimes não relacionados à eleição, ele deverá ser encaminhado a delegacia de polícia civil.
Por Genival Junior - Patosonline.com