Lançada em agosto deste ano, a segunda edição da Ecogincana Municipal de Patos trouxe como tema Pensar no Futuro, Agir no Presente, e reuniu 30 unidades escolares entre escolas e creches públicas e privadas da cidade, que durante estes meses estiveram engajadas na coleta seletiva de materiais recicláveis em suas comunidades. E, para encerrar esta segunda edição do projeto, na manhã desta quinta-feira (27) foi promovida a solenidade de premiação das escolas participantes.
A iniciativa acontece por meio de uma parceria entre o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ASCAP - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Patos.
Em sua primeira edição no ano de 2021, as escolas envolvidas na Ecogincana arrecadaram mais de cinco toneladas de resíduos, já nesta segunda edição foram reunidas mais de 16 toneladas, representando uma arrecadação três vezes maior que a primeira edição.
“A Ecogincana é um sucesso, nós triplicamos a quantidade arrecadada. Foram 30 escolas participantes ativas, escolas municipais, escolas estaduais, da zona rural e também creches, então o resultado foi muito positivo. Quem ganha não é apenas a escola vencedora, mas toda cidade, toda comunidade. O material que iria indevidamente para o lixão, a gente consegue diminuir um pouco o problema do lixão, e favorecer a associação dos catadores,” declarou a coordenadora do NEA e uma das idealizadoras da Ecogincana, a professora Marcela Abrantes.
A solenidade de premiação contou com a presença do vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, da secretária de Educação, Adriana Carneiro, da secretária de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, da presidente da ASCAP, Maria Nilma, de representantes das escolas e dos vereadores Sales Júnior e Jamerson Ferreira.
“A Ecogincana leva aos alunos participantes uma nova consciência sobre o meio ambiente. Um momento como este vem valorizar a demanda exigida pela BNCC, fomentando o cuidado do meio ambiente. Patos e a educação municipal estão envolvidas completamente com esta causa,” disse Adriana Carneiro.
O placar da II Ecogincana ficou assim: em 1º lugar, Colégio Santo Expedito, que arrecadou 3.440 kg de materiais; o 2º lugar ficou com o Centro Educacional Cantinho da Criança, que reuniu 731,5 kg; já o 3º lugar, foi para a EMEF Dom Expedito, com uma arrecadação de 1.346 kg.
“Acho que a gente trouxe uma reflexão para nossa comunidade enquanto alunos, pais, professores, de que a gente pode fazer a diferença, e a diferença é justamente no começar aos poucos. Esse trabalho de reciclagem, da retirada seletiva desse material, retoma o pensamento de compromisso e preservação do meio ambiente,” comentou Amanda Melo, coordenadora do ensino médio da escola vencedora da Ecogincana.
A classificação das escolas vencedoras se deu através de um cálculo feito por meio da pesagem do material recolhido por cada instituição de ensino. O peso dos materiais reunidos foi dividido pelo número de alunos da escola, e os pontos são proporcionais a esse quantitativo, definindo assim o placar da competição.
Todas as escolas participantes receberam um selo, em forma de troféu, de Escola Consciente.
VOTO DE APLAUSO
Ainda durante a solenidade, o vereador Sales Júnior fez a entrega de um Voto de Aplauso da Câmara Municipal à professora Marcela Abrantes, direcionado à Ecogincana.
Coordecom