Desenvolvido por alunos do 3º ano do Ensino Médio, o projeto está concorrendo à premiação na 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec, a maior feira do gênero, da América Latina, que teve início no último dia 25, e se estende até 28 de outubro, na cidade de Novo Hamburgo – RS.
O projeto que concorre a premiação é “Plástico Filme Biodegradável Antibacteriano”, e foi desenvolvido pelos alunos Andressa Onassis, Bruno Cezar Medeiros e Rauanny Silva Lucena, orientados pela professora Me. Anni Mabelly Queroga, no Laboratório de Iniciação Científica da Dionísio Marques de Almeida - SESI, na cidade de Patos-PB.
O “Plástico Filme Biodegradável Antibacteriano” foi criado a partir da palma forrageira, que utiliza o seu óleo, que possui uma possível propriedade antibacteriana biodegradável e sustentável para o meio ambiente, se degrada muito mais rápido que os plásticos fósseis e com a possibilidade de ser antibacteriano, além de conservar melhor os alimentos, explica Mabelly Queroga.
“Os alunos já ganharam prêmios em feiras como Febrace, FBJC e agora fomos finalistas na maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, a MOSTRATEC”, conclui a orientadora.
Os trabalhos estão concorrendo com iniciativas desenvolvidas por estudantes de todo o Brasil, e de países como Colômbia, Argentina, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. O resultado final e a cerimônia de premiação ocorrerão no dia 28.
O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
No total, são 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (ensino médio e técnico) e 337 na Mostratec Júnior (fundamental com 264 e infantil com 73). Durante a Feira serão oferecidos Prêmios e Incentivos Educacionais por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão.
A feira é transmitida ao vivo pelo canal do YouTube: youtube.com/oficialmostratec
Jornalista: Lúcio Cézar