A psicóloga patoense, Deise Dias, repassa orientações importantes para identificar uma criança ou adolescente que pode estar sofrendo violência sexual.
“Os sintomas de abuso sexual na infância ou na adolescência precisam ser bem recebidos, principalmente pelos pais, ou por amigos, por família, pra que essa criança ou adolescente que tenha sido abusada possa estar sendo mais protegida”, disse.
Nesse contexto, a especialista chamou a atenção para que as pessoas percebam se a criança ou adolescente está com mudança perceptível de comportamento, muitas vezes tendo inclinação para a apatia ou tentativa de suicídio.
Portanto, se esses jovens apresentarem diversas mudanças de comportamento, é necessário que os pais ou responsáveis comecem a investigar sobre quais motivos estão levando a isso.
Os sintomas variam muito e podem surgir por meio de agressividade, depressão, falta de interesse pelas coisas, timidez, ansiedade, sexualidade exacerbada, ou ainda através de distúrbios de personalidade, falta de apetite, uso de drogas, isolamento social, comportamento hostil, fadiga crônica, medo e insegurança, insônia, baixa autoestima, dentre outros.
No geral, ela explicou que as pessoas abusadas sexualmente se sentem perdidas e muitas vezes não sabem ou não conseguem externar o que aconteceu. Por este motivo buscam isolar-se dos pais e de outras pessoas. Geralmente essas pessoas têm medo de externar o que está acontecendo.
Cabe aos pais e responsáveis ficarem mais atentos ao comportamento das crianças e adolescentes, e ao fato de que alguns abusos são praticados por pessoas próximas da família.
Em caso de alguma suspeita, é recomendado que busque um profissional para tratar da parte psicológica da vítima de abuso.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com