O plantão do final de semana (28 a 30) na Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) registrou o atendimento a 254 pessoas, a realização de 36 cirurgias, sendo 15 de urgência e 21 eletivas. Destes, foram atendidas 27 vítimas de sinistros de trânsito, sendo a maioria delas, 20 no total, de pacientes que se envolveram em acidentes com motos. O pla ntão compreendeu as entradas na unidade entre às 18h da última sexta-feira até a meia noite deste domingo.
O plantão de maior movimento foi o de sábado, quando foram atendidas 113 pessoas, seguido do de domingo, com mais 94 atendimentos e, na sexta-feira, das 18h até a meia-noite, outras 47 pessoas deram entrada na unidade. Dos 36 procedimentos cirúrgicos, a maior parte foi de Cirurgias Oncológicas, num total de 21 procedimentos, seis Cirurgia Geral, quatro Ortopédicas e outras quatro Vascular.
Além dos pacientes com acidentes de moto houve ainda o atendimento a três pessoas vítimas de sinistros de trânsito com automóvel e quatro vítimas de atropelamento. A maior parte dos acidentados eram de Patos, 15 no total, mas o hospital também atendeu vítimas das cidades de Catolé do Rocha, Coremas, Imaculada, Malta, Piancó, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José da Lagoa Tapada, Junco do Seridó e São Bento. Dos 27 acidentados, dez deles permaneceram internados para cuidados posteriores.
Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, cortes, mordida de animal, vômito, sangramento, dor nas pernas, dor nos rins, torção, pancadas diversas, crise convulsiva, entre outros motivos.
Assessoria