Na sexta-feira, dia 4 de novembro, o gerente da agência do INSS da cidade de Patos, Alberto Simplício, concedeu entrevista ao programa Espinharas Notícias, e na oportunidade esclareceu vários pontos referentes às aposentadorias, benefícios, pensões, dentre outros temas.
Um detalhe que chamou a atenção foi no tocante às pessoas que completam 15 anos de contribuição no INSS, antes mesmo de completarem os 62 anos, ou vice-versa.
Neste caso, o gerente regional Alberto Simplício disse que mesmo completando os 15 anos, é necessário que a pessoa aguarde até completar os 62 anos.
“Porque os quinze anos é a carência mínima para se aposentar por idade. Por exemplo, se ela tivesse sessenta e dois anos, e não tivesse os quinze anos, ela não conseguiria se aposentar”, detalhou.
Alberto contou que é preciso existir uma espécie de “combo”, ou seja, a pessoa precisa ter o mínimo de 15 anos de contribuição, mas também os 62 anos de idade.
Quanto ao termo “aposentadoria por idade”, ele revelou que na realidade a pessoa não pode se aposentar apenas porque chegou na idade, mas tem que possuir os 15 anos de contribuição, que é justamente o tempo carência mínima.
Mais detalhes você escuta no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com