Locais Locais
Mais de 11.500 eleitores faltosos no segundo turno em Patos podem justificar ausência até o dia 30 dezembro
01/12/2022 15h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonline.com

Os eleitores que faltaram ao segundo turno das eleições gerais de 2022 podem justificar suas ausências até o dia 30 de dezembro, segundo informações do chefe do cartório eleitoral da 28ª Zona, com sede em Patos, Rogério Dantas.

Segundo ele, o eleitor poderá justificar a ausência por meio eletrônico no sistema justifica, nas páginas oficiais do TRE-PB ou do TSE, apresentando um documento de justificativa da ausência no pleito.

"Esse procedimento pode ser feito tanto eletronicamente na página do TRE ou do TSE por meio do sistema justifica. Lá ele acessa, informa a razão pela qual não pode comparecer, anexa um documento de comprovação e realiza o procedimento", explicou Rogério Dantas.

Ele acrescentou que a justificativa também poderá ser feita de forma presencial no Cartório Eleitoral da 28ª Zona, para os eleitores dos municípios de Patos e Quixaba, na Central de Atendimento ao Eleitor-CENATEL, situada também no bairro Brasília, das 8h às 11h da manhã.

Ele finalizou dizendo que o prazo para os eleitores que faltaram ao primeiro turno da eleição, teve o prazo encerrado nesta quarta-feira, 30 de dezembro, e agora só poderão atualizar o seu documento mediante pagamento da multa correspondente a ausência na eleição.

Em Patos, 11.684 eleitores se abstiveram no primeiro turno das eleições gerais, realizadas em 2 de outubro, e 11.579 faltaram as urnas no segundo turno da eleição. Quem completar três eleições consecutivas sem votar, terá o documento cancelado, e será necessária uma nova inscrição para obter o documento.


Por Genival Junior - Patosonline.com