Gerais Gerais
Internado, Pelé segue estável e responde bem ao tratamento para infecção respiratória
Segundo boletim médico divulgado neste sábado, o ex-jogador faz uso de antibiótico e não teve piora do quadro nas últimas 24 horas
03/12/2022 18h20
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: O Globo

Pelé, de 82 anos, internado no Hospital Albert Einstein desde a última terça-feira, tem o quadro de saúde estável e responde bem ao tratamento com antibióticos para uma infecção respiratória, segundo boletim médico do Hospital Albert Einstein, divulgado neste sábado. Mas, não há informações precisas sobre a questão do câncer de cólon, que ele descobriu em setembro de 2021. No início do ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

O texto diz: "Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein na última terça-feira (29) para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón, identificado em setembro de 2021. Ele segue em tratamento e o estado de saúde continua estável. Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h".

Segundo a equipe médica e os familiares, ele se internou para uma reavaliação do tratamento de quimioterapia. Mas o hospital não confirma se Pelé está ou não fazendo quimioterapia.

Tanto o Rei do futebol quanto seus familiares têm usado as redes sociais para tranquilizar os torcedores sobre seu estado de saúde.

"Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa.", escreveu Pelé no Instagram. Ele também aproveitou para agradecer a homenagem feita pelo Catar, quando sua imagem foi projetada em um dos prédios da cidade de Doha, com a mensagem: "Melhoras".

Kely Nascimento, filha do Rei, tem minimizado a gravidade do quadro de saúde do pai em seu perfil em uma rede social. "A mídia está surtando novamente e eu quero vir aqui abafar um pouquinho. Meu pai está internado, regulando medicamento. Eu não estou pulando num voo para correr lá. Meus irmãos estão no Brasil, visitando, e eu vou no Ano-Novo", postou. "Não tem surpresa, nem emergência", concluiu Kely, que agradeceu ao carinho dos fãs.

É que a ESPN divulgou na quarta-feira que ele havia chegado ao hospital, levado pela mulher, Márcia Aoki, e por um cuidador, após apresentar um quadro de inchaço no corpo e em confusão mental. Estava ainda sem responder aos tratamentos para o câncer e com “insuficiência cardíaca descompensada”. Neste sábado, a Folha de S. Paulo divulgou que Pelé está em cuidados paliativos exclusivos. Isso quer dizer que a quimioterapia foi suspensa e que ele segue recebendo medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo, sem ser submetido a terapias invasivas.

O primeiro boletim médico divulgado pelo hospital dizia que o ex-jogador estava em um quarto, sem precisar de cuidados intensivos ou de uma unidade semi-intensiva. A nota, divulgada na quarta-feira, dizia: "Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein ontem (29) para uma reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor de colón identificado em setembro de 2021. Após avaliação médica, o paciente foi levado a um quarto comum, sem necessidade de internação em uma unidade semi-intensiva ou UTI. O ex-jogador está com pleno controle das funções vitais e condição clínica estável"

Fonte: O Globo