Foi dada a largada para as confraternizações de fim de ano, com direito a muitos enfeites de Natal, brincadeiras e diversão. Mas, no meio das comemorações, nem só o amigo secreto é “oculto”. A energia elétrica também está presente, embora seja invisível, e deve ser levada em consideração para evitar dor de cabeça.
Quem estiver planejando reunir a família em casa, é preciso se atentar às instalações elétricas e evitar o uso de extensões e benjamins de forma permanente. Ao escolher os locais que ganharão a decoração temática é necessário, também, respeitar os pontos de energia. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.
Nas confraternizações ao ar livre, também é preciso tomar alguns cuidados, especialmente com balões de gás hélio, fogos de artifício e até mesmo uma serpentina de carnaval como explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Juliano Chandretti. “Eles parecem inofensivos, mas, ao serem soltos na rua, podem atingir a rede elétrica e provocar curto-circuito, falta de energia e até mesmo o rompimento de um fio elétrico”, ressalta.
Por isso, a recomendação é manter distância de fios elétricos e evitar soltar, balões, fogos de artificio e qualquer outro adereço na direção de postes e fios de energia.
Decoração também merece atenção
Mal termina o mês de novembro e os enfeites de Natal invadem residências, empresas e o comércio. Entretanto, quando instaladas de forma incorreta, em vez de alegria, a iluminação pode oferecer riscos à saúde e muita dor de cabeça. Aliado a isso, também é importante estar atento aos impactos do consumo de energia dessa decoração na conta de luz.
Para garantir a iluminação dos festejos natalinos, com segurança e consumo consciente, Chandretti traz algumas orientações:
O primeiro passo é escolher produtos de boa qualidade com certificação do Inmetro, além de observar as informações como indicações de potência, tensão e instruções de uso;
Iluminação e consumo de energia
Além de cuidados com a segurança, não podemos nos esquecer que a decoração pode trazer um aumento no consumo de energia. Então, vale:
Assessoria Energisa