Locais Locais
Fundação PB Saúde inicia implantação do serviço de Hemodinâmica em Patos
A moderna máquina de hemodinâmica permite a realização de procedimentos por meio de técnicas minimamente invasivas
20/12/2022 13h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Foto internet

Proporcionando aos residentes do sertão da Paraíba um rápido e preciso diagnóstico e tratamento de patologias das áreas de cardiologia intervencionista e endovascular, o novo equipamento de Hemodinâmica entregue pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em julho deste ano, no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, entra em fase de preparo para implantação do serviço, suprindo um vazio existencial no interior do estado.

Desse modo, a SES, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB SAÚDE e o Complexo Regional de Patos, estarão na próxima quinta-feira (22), na unidade hospitalar, para promover uma coletiva de imprensa.

PROCEDIMENTOS: Cardiologia Intervencionista: A moderna máquina de hemodinâmica permite a realização de procedimentos por meio de técnicas minimamente invasivas. Na área de cardiologia intervencionista beneficiam os pacientes acometidos por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), reduzindo o trauma cirúrgico e proporcionando uma melhor recuperação, capaz de substituir também algumas cirurgias abertas. Entre os mais comuns estão o cateterismo cardíaco, e a angioplastia, que consiste na implantação do stent para desobstruir a artéria do coração.

Vale salientar que a alta tecnologia do serviço permite a realização da intervenção pelo braço (região do punho), onde o paciente tem uma alta precoce e não precisa ficar internado após o procedimento. Neste caso, é possível ter alta hospitalar após 50 minutos.

Endovascular: O serviço de fundamental importância para o Estado, contribuirá para a preservação dos membros (braços, pernas e pés) dos pacientes do SUS, que estiverem em sofrimento por falta de adequado suprimento de sangue.

Na hemodinâmica serão realizadas arteriografias para o diagnóstico, e também, angioplastias para o tratamento das obstruções dos vasos sanguíneos de tais membros. Procedimentos de alta complexidade que são possíveis graças ao equipamento de hemodinâmica e à experiência da equipe atuante.

INSTITUCIONAL: A PB SAÚDE administra atualmente o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, referência em Cardiologia, Neurologia e Endovascular no Estado, que fica localizado em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.

Desde agosto, deste ano, passou a gerenciar o novo serviço de Hemodinâmica na região do agreste, localizado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e nesta semana, dará início as atividades no sertão, com o serviço de Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos-PB.

Assessoria

Foto internet