Locais Locais
Patos terá apenas um deputado estadual a partir de 2023, menor número de representantes do atual século
20/12/2022 16h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonline.com

O município de Patos vai iniciar a próxima legislatura com apenas uma representante na Assembleia Legislativa do Estado, caso da deputada estadual Francisca Motta.

O cenário mostra uma realidade diferente de todas as eleições disputadas nas últimas 2 décadas, onde o município chegou a eleger até quatro representantes, e se repetiu pela última vez na eleição de 1994, quando só elegeu Francisca Motta, na ocasião, para o seu primeiro mandato.

O recorte dos últimos 20 anos começa em 2002, com a eleição de Edna Wanderley, Francisca Motta e Antônio Mineral, deixando o município com três representantes no legislativo estadual a partir de primeiro de janeiro de 2003.

Em 2006, Patos elegeu Francisca Motta e Dinaldo Wanderley, polarizando as eleições pelos grupos políticos majoritários em Patos, além de Socorro Marques e Antônio Mineral, que também eram politicamente radicados em Patos. Na legislatura porém, iniciada em 1º de janeiro de 2007, o município esteve representado por Francisca, Antônio Mineral e Socorro Marques, uma vez que Dinaldo teve os votos anulados em decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não exerceu o mandato.

Na eleição de 2010, o município elege dois representantes para a Assembleia Legislativa, casos de Francisca Motta e Antônio Mineral, mesma situação que ocorreu em 2014, quando foram eleitos Nabor e Dinaldinho, e em 2018, quando Nabor e Dr. Érico foram eleitos para representar Patos.


Por Genival Junior - Patosonline.com