Um dia depois de o Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) recomendar o cancelamento dos amistosos de clubes paraibanos em estádios que estejam sem laudos técnicos aprovados, o próprio Ministério Público da Paraíba reconsiderou essa postura e liberou o Amigão, em Campina Grande, para dois amistosos nesta semana.
A decisão foi do promotor de Justiça de Campina Grande, Sócrates Agra, atendendo a pedidos feitos por Campinense e Serra Branca. Assim, os amistosos do Carcará contra o Auto Esporte-PB, nesta quarta-feira, e da Raposa contra o Santa Cruz, na sexta-feira, estão confirmados.
O promotor considerou, em sua decisão, que o Amigão possui laudos em vigor, liberando o estádio até o dia 31 de dezembro — mesmo que com restrições. Foi por esse mesmo entendimento que a praça esportiva pôde receber jogos da Série C, por exemplo.
No entanto, já depois da competição nacional, o mesmo Ministério Público atendeu a uma recomendação do Nudetor e vetou a realização de jogos da 2ª e 3ª divisões do Campeonato Paraibano — o que foi considerada uma medida excessiva pelos clubes. Com apenas dois estádios liberados — Toca do Papão, em Sapé, e Carneirão, em Cruz do Espírito Santo —, algumas partidas tiveram que ser realizadas fora da Paraíba. O Arruda, em Recife, e o Azougão, em Serra Negra do Norte, no Rio Grande do Norte, receberam jogos das duas divisões.
Com essa liberação do Amigão, é possível que o Ministério Público adote um novo entendimento e autorize a realização de outros amistosos — o Treze, por exemplo, tem jogo marcado para esta quinta-feira, contra o Caruaru City, e quer usar o estádio — e que o próprio início do Campeonato Paraibano não seja afetado.
Fonte: ge PB