O cronograma de pré-temporada de Treze e Caruaru City, que se preparam para suas caminhadas em seus respectivos campeonatos estaduais, sofreu uma alteração de última hora. Isso porque o amistoso entre as equipes, que estava marcado para esta quinta-feira, foi adiado para o próximo dia 29 de dezembro. O motivo da mudança no itinerário foi o imbróglio envolvendo o Ministério Público da Paraíba (MPPB), que recomendou que os times do estado não realizem partidas amistosas em praças esportivas que não estejam com os laudos técnicos aprovados.
A celeuma se deu após a divulgação de um documento, assinado pelo procurador de justiça e coordenador do Núcleo de Desporto e de Defesa do Torcedor (Nudetor), Valberto Lira, recomendando à Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) que as partidas amistosas envolvendo os clubes da Paraíba não fossem realizadas em estádios e centros de treinamentos em que os laudos técnicos não tenham sido aprovados pelos órgãos de segurança do estado, assim como pelo próprio MPPB.
Com isso, o Treze, que jogaria essa partida amistosa na quinta-feira contra o Caruaru City, se viu impossibilitado de realizar o jogo. Isso porque, a preço de hoje, os únicos estádios da Paraíba que estão liberados para a realização de jogos são o Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, e a Toca do Papão, em Sapé.
Sem nenhuma direção oficial, a diretoria trezeana optou por adiar a partida amistosa contra os pernambucanos para a próxima semana. Ao ge, o presidente do Treze, Artur Bolinha, lamentou mais um dos muitos episódios envolvendo a liberação dos estádios paraibanos.
— Lamentamos profundamente essa situação. Questões como essa tornam praticamente impossível fazer futebol na Paraíba. Acredito que falta uma atuação mais firme do estado no sentido de garantir aos clubes a possibilidade de realizar seus jogos. Vemos com grande preocupação essa questão, mas medidas estão sendo tomadas e continuo acreditando que o Paraibano de 2023 será um grande espetáculo — afirmou.
Apesar de o Treze não ter conseguido autorização para receber o Caruaru City no Amigão, o estádio foi liberado para o Serra Branca e o Campinense fazerem amistosos nesta quarta-feira e na sexta-feira, respectivamente.
Treze e Caruaru City devem se enfrentar, portanto, na quinta-feira da próxima semana, às 20h, no Estádio Amigão. No Campeonato Paraibano o Galo tem data de estreia prevista para o dia 8 de janeiro, contra o Serra Branca. No mesmo dia, às 16h, o Caruaru City encara o Santa Cruz, em casa, pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano.
Fonte: ge PB