Locais Locais
Desabastecimento internacional causa falta de medicamentos nas farmácias básicas, segundo o secretário de Saúde de Patos
26/12/2022 09h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Pabhlo Rhuan

Os casos de falta de medicamentos Farmácia Básica, aqui na cidade de Patos, t^rm sido sempre motivo de reclamação por parte da população e segundo o secretário de Saúde do município, esse é um problema que abrange cerca de 81% dos municípios do Brasil.

Em entrevista, Leônidas Dias informou que no ano de 2022 o país sofreu com um desabastecimento significativo de medicamentos da atenção básica devido à falta de produtos nas empresas fornecedoras e que o problema é internacional.

“Não é que não temos o dinheiro para comprar, não é que não temos licitação. Temos o dinheiro e temos licitação, mas as empresas não têm o produto para entregar”, disse Leônidas.

Ainda segundo o secretário, uma das reclamações foi com relação a falta de soro fisiológico nas Unidades de Saúde, porém, Leônidas enfatizou que a falta ocorre devido ao desabastecimento internacional e que com isso, estão sendo priorizadas as unidades de urgência e emergência, como UPAs e SAMU.

Secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias - Áudio: Pabhlo Rhuan

Por Pabhlo Rhuan