Foi divulgado no últimos dias o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2022, e a cidade de São José do Bonfim, localizada na região metropolitana de Patos, alcançou um feito histórico para a educação e esteve representada pela primeira vez.
A adolescente Lumma Guedes de Lucena Daniel, de 14 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, obteve uma belíssima pontuação e ganhou uma menção honrosa ao ficar na 51ª colocação entre os mais de 100 classificados no Estado da Paraíba
Lumma Guedes estudava no 8º ano do Ensino Fundamental II e foi a primeira aluna do município de São José do Bonfim a obter uma colocação de destaque na OBMEP.
Em contato com nossa equipe, Rosangela, conhecida popularmente por "Nenê", mãe da garota, disse que a jovem sempre se dedicou muito aos estudos e que isso é motivo de orgulho para a família: "Minha filha é motivo de orgulho para nossa família, pois sempre foi muito estudiosa e agora ela tem também um papel de destaque no nosso município, pois ela é a primeira aluna do Humberto Lucena a conquistar essa posição na Olimpíada Brasileira de Matemática. Escola e Família, uma parceria que dá certo", disse a mãe.
Rosangela também conta que Lumma tem uma irmã gêmea chamada Lara, e assim como ela é muito estudiosa, sendo que as duas foram contempladas nesse ano e agora serão concluintes do 9º ano em 2023: "As duas são muito estudiosas, dos 8 alunos que passaram contemplados, elas 2 foram", relatou Rosangela.
SOBRE A OBMEP
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a 17ª OBMEP reúne mais de 54 mil escolas, localizadas em 99,78% dos municípios brasileiros. A prova da primeira fase foi feita por mais de 18,1 milhões de estudantes. Para a segunda fase, foram classificados mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas.
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O Nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, o Nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e o Nível 3 para os alunos de todas as séries do Ensino Médio.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com