Esportes Esportes
Marcelinho Paraíba, Maikon Leite, Tiago Reis… Paraibano 2023 terá nomes conhecidos no futebol
Atletas (e ex-atletas) rodados e promissores vão buscar protagonismo na temporada que começa, no futebol da Paraíba, na próxima quinta-feira
02/01/2023 19h25
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: ge PB
Foto: Divulgação

A Paraíba tem sido espaço para que jogadores com histórias de destaque no futebol possam ter oportunidades na reta final de suas carreiras. Outros vêm em busca de vitrine, de afirmação e de engrenagem. Para o Campeonato Paraibano de 2023, o cenário segue o mesmo.

Os nomes de maiores destaques para este ano são os dos atacantes Maikon Leite, campeão da Libertadores pelo Santos, em 2011, que vai jogar pelo Nacional de Patos, e de Tiago Reis, jovem revelação recente do Vasco, que vai em busca de boa sequência no Botafogo-PB. O goleiro Elias, que já atuou pela Chapecoense, também vai vestir a camisa do Belo e pode entrar nesse rol.

Tiago Reis já defendeu o Vasco e agora vai representar as cores do Botafogo-PB, em 2023 — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB

À beira do gramado, Marcelinho Paraíba, que, como jogador, brilhou com as camisas do São Paulo, Grêmio, Flamengo, Coritiba, seleção brasileira e Hertha Berlim, seguirá firme no comando técnico do estreante Serra Branca, que vai jogar a primeira divisão do estadual pela primeira vez.

Maikon Leite vestirá a camisa do Nacional de Patos

Depois de dividir o vestiário com Neymar, Paulo Henrique Ganso, Elano e com o paraibano Durval, quando atuou pelo Santos campeão da Libertadores de 2011, o atacante Maikon Leite é a principal arma ofensiva do Nacional, da cidade de Patos, no Sertão paraibano, para a temporada 2023.

O clube tem um calendário garantido para o primeiro e segundo semestre do próximo ano, algo que não acontecia desde o ano de 2008. O Canário do Sertão vai disputar o Campeonato Paraibano e também a Série D do Campeonato Brasileiro.

Maikon Leite é a principal contratação do Nacional de Patos para a temporada 2023 — Foto: Reprodução / TV Naça

Com Maikon Leite, a torcida alviverde, que já vem inflamada de uma campanha surpreendente no estadual do ano passado, promete incentivar ainda mais o clube em busca dos objetivos para um ano que tem tudo para ser ainda mais promissor do que se tornou em 2022.

O atacante de 34 anos sempre se destacou por jogar pelas pontas e por ser velocista. Ele tem passagens pelo Santos, Palmeiras, Athletico-PR, Náutico, Bahia, Figueirense, entre outros. Para 2023, a missão é fazer história pela equipe sertaneja.

Tiago Reis quer decolar no Botafogo-PB

Artilheiro do Vasco na última Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019, com nove gols em nove jogos, Tiago Reis foi uma das grandes promessas do Cruz-Maltino naquela temporada, quando terminou o ano com a melhor média de gols no ano. Ele fechou o ano com a melhor média de gols por jogo: 0,25 - cinco gols em 20 partidas. Somando profissional e sub-20, foram 14 gols em 29 jogos.

Depois de passar por alguns clubes para pegar ainda mais experiência, Tiago não conseguiu destaque no Confiança, de Sergipe, em 2021. Foram apenas dois gols em 18 jogos. Já pelo Botafogo-SP, no ano passado, ele balançou a rede sete vezes em 38 partidas, conseguindo o acesso para a Série B do Brasileiro com a Pantera.

Tiago Reis em ação pelo Vasco, em 2020 — Foto: reuters

É esse mesmo objetivo que ele vai precisar dispor, aos 23 anos, ao torcedor botafoguense. Principal esperança de bola na rede para o Belo, Tiago Reis provavelmente terá, por agora, a sequência de jogos que precisa para buscar se afirmar como referência de artilheiro do clube, neste ano, e, assim, poder fazer a vitrine que tanto precisa para alavancar de vez a sua carreira.

Marcelinho Paraíba comanda o Serra Branca

A versão de Marcelinho Paraíba como técnico de futebol vem se afirmando a cada ano que passa, desde 2020, quando ele teve a primeira chance de ser treinador pelo Treze. Agora no comando do Serra Branca, o objetivo é conseguir os feitos audaciosos que o clube vem estipulando para os próximos anos.

No ano passado, o Serra Branca, sob a regência do ex-jogador, conseguiu o acesso e o título da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. A meta, a partir de então, é conseguir grandes feitos, passando por vaga na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil.

Marcelinho Paraíba é o técnico do Serra Branca, da Paraíba — Foto: Cassiano Cavalcanti / Serra Branca

Agora com um título já conquistado e total autonomia para exercer as suas ideias frente ao elenco do clube, Marcelinho Paraíba espera surpreender os grandes da Paraíba e buscar feitos expressivos com o Serra Branca na temporada 2023.

Fonte: ge PB