Destaque Destaques
Mães relatam fila de espera e poucas vagas para conseguir matricular filhos na Creche Dona Nini, no bairro Geralda Medeiros; Secretaria de Educação esclarece
03/01/2023 13h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com

Ao longo desta segunda (02) e terça-feira (03), a redação do Patosonline.com foi procurada por várias mães de alunos da Creche Antonia Gomes de Melo e Silva, popularmente conhecida por Creche Dona Nini, localizada no bairro Geralda Medeiros, denunciando a situação enfrentada por elas para conseguir obter uma vaga e matricular seus filhos no ano letivo 2023.

Segundo o relato, pais e mães precisaram madrugar na porta da creche para conseguir pegar uma ficha e garantir a vaga da matrícula dos seus filhos, e mesmo assim nem todos conseguiram.

"Eu gostaria que a Secretaria de Educação deixe uma explicação sobre as vagas das creches. Porque fui hoje fazer a matrícula na Creche Dona Nini, cheguei lá 4 horas da manhã e simplesmente não existia mais vagas. Como pode a prefeitura divulgar uma data de início, se quando chega lá não tem mais vagas. Tinha gente dormindo lá desde domingo pra conseguir uma vaga", relatou uma mãe.

Em vídeos enviados à nossa redação, uma outra internauta mostra a situação no local, com várias mães que tiveram que levar inclusive seus filhos, pois não havia com quem deixar: "A humilhação aqui pra pegar uma ficha pras crianças da gente. Muitas mães de família trabalham amanhã e tem que tá aqui até amanhã de 7 horas pra poder conseguir uma vaga", relatou.

Além disso, outra mãe que nos procurou disse que algumas vagas estão sendo guardadas para aquelas que não renovaram a matrícula: "Caso revoltante para o povo que precisa de uma vaga para as crianças na creche. As mães que não matricularam, as vagas estão sendo guardadas para elas, isso revolta", comentou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

O QUE DIZ A PREFEITURA

Sobre o assunto, nossa equipe entrou em contato com o coordenador de comunicação, Ulisses Neto, que enviou a seguinte resposta por parte da Secretaria de Educação:

"As vagas nas creches existem, e o trabalho de matrículas só iniciaram hoje às 7:00 da manhã, por esse motivo não orientamos as mães que vão durante a madrugada para a frente das creches, pois as vagas serão garantidas diante da oferta específica de cada creche.

Diante da qualidade das creches do município, a procura tem aumentado, e por esse motivo a prefeitura tem se dedicado para ampliar o número de vagas no município com a reforma e construção novas creches, inclusive, temos quatro em fase final de construção, para desta forma melhor atender nossas crianças."

Veja o vídeo abaixo:

Por Patosonline.com