Locais Locais
Em Patos: internauta diz que equipes do SAMU se recusaram a atender adolescente portador de Esquizofrenia e que teve surto na tarde deste domingo (05)
06/02/2023 15h44
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com

Na tarde de ontem (domingo/05), a redação do Patosonline.com foi procurada pela internauta Ailma, denunciando a recusa no atendimento por parte de equipes do SAMU de Patos para o seu sobrinho, um adolescente de 12 anos, portador de Esquizofrenia Paranoide e que estava passando por um momento de surto.

De acordo com Ailma, o adolescente reside na Rua Jose Genuíno, bairro da Liberdade, e por volta das 14h da tarde desse domingo (05) teve um surto e ficou muito agressivo, quebrando inclusive alguns objetos.

Ailma ligou duas vezes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), solicitando atendimento, no entanto, as equipes informaram que só iriam com a presença da PM, diante do quadro de agressividade.

Nesse momento, uma viatura ia passando na referida rua e foi acionada pela família. Um sargento desceu da viatura, conversou com o garoto e contornou a situação, chegando, inclusive, a brincar com o adolescente.

No entanto, segundo Ailma, mesmo com a presença da polícia, as equipes do SAMU não compareceram para o atendimento.

"Eu tenho um sobrinho de 12 anos que tem Esquizofrenia Paranoide. Tô mandando mensagem para fazer uma queixa do SAMU, já liguei 2 vezes e eles falaram que não vinham. Ele estar surtando quebrando tudo, muito agressivo. Pediram para mim ligar pra polícia que só vinha com a presença dela. Minha mãe chamou a polícia que ia passando na rua, o sargento, muito educado, desceu da viatura, pediu licença e conversou com ele, mas o SAMU não veio. Eles esperam que a PM chegue pra poder ligar pra eles virem, sendo que a PM veio e resolveu toda situação, até brincar com Miguel eles brincaram. Desde já quero agradecer a PM que ia passando no local e fez um brilhante trabalho", relatou,

Sobre o assunto, a redação do Patosonline.com entrou em contato com o coordenador do SAMU de Patos, João Albuquerque, ainda na noite de ontem, e o mesmo informou que iria apurar a situação com o médico que estava de plantão na regulação.

Veja a resposta na matéria a seguir: Coordenador do SAMU de Patos se posiciona sobre denúncia de internauta que relatou negativa de atendimento à adolescente com esquizofrenia

Por Patosonline.com