O Blog do Jordan Bezerra recebeu, nesta quarta-feira, dia 8, um vídeo e fotos de moradores das proximidades do Açude Capoeira, que abastece Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim, que mostram uma situação preocupante.
A comporta do açude continua aberta. Desde o dia 20 de agosto de 2022 que a equipe abriu essa comporta, fecha uma semana, deixa três semanas abertas, aumentando a vasão. Mas o açude hoje tem apenas 30% de sua capacidade hídrica.
A previsão meteorológica para o ano de 2023 não é das melhores para os mananciais.
Há uma grande preocupação, porque esse é um dos principais mananciais que abastece as maiores cidades da região de Patos. Outro manancial que abastece Patos é a Barragem da Farinha, mas está com menos de 8% de sua capacidade.
Já o Açude Jatobá, em Patos, tem cerca de 22% apenas. Ou seja, a situação atual faz um alerta para a possível falta de água, acendendo o sinal amarelo. A lâmina de água dos mananciais vem baixando muito a cada dia.
Segundo dados dessa terça (7), o Capoeira tem 30,16%, o que corresponde a 16 milhões, 120 mil e 672 metros cúbicos de água. O manancial, que fica localizado no Santa Terezinha, tem capacidade total de comportar cerca de 53 milhões e 450 mil metros cúbicos.
No início de 2019, o Açude Capoeira esteve em seu pior momento desde a sua fundação, que foi em 1984, quando ele chegou a menos de 4%, atingindo o volume morto, o que preocupou a muitos.
Por Blog do Jordan Bezerra