O jovem patoense Leonardo Juvino Liberal, de 25 anos, conseguiu repetir um grande feito ao obter mais de 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo terceiro ano consecutivo.
Na edição de 2022, que teve o resultado divulgado pelo INEP na manhã de ontem (09), o jovem Leonardo obteve 940 pontos na redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Em 2020, ele já havia obtido 900 pontos, em 2021 alcançou os 920 e agora chegou aos 940.
Leonardo é de Patos, mas hoje mora no estado de São Paulo, onde no ano passado conseguiu uma bolsa de estudos na USP, uma das melhores universidades da América Latina, mas devido ao trabalho acabou não conseguindo ficar na instituição. No entanto, ele acabou ganhando outra bolsa, dessa vez na Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das melhores universidades particulares do Brasil, onde ingressou no curso de Psicologia.
Em contato com a nossa reportagem, Leonardo conta que aqui em Patos residia na Rua Espinharas, e estudou no CEPA e no Colégio Alexandrino Rodrigues de Oliveira, conhecido como "grupinho". Ele relatou que mora sozinho em São Paulo e está batalhando para conseguir se formar e dar uma vida melhor aos seus pais, que ficaram na Paraíba.
"Moro sozinho em São Paulo, minha família mora na Paraíba, então estou batalhando para conseguir se formar, e dar uma vida melhor para meus pais", relatou.
O jovem relatou que tinha dado um tempo nos estudos e voltou a se dedicar no período da pandemia. Ele deixou uma dica para quem trabalha e tem pouco tempo para estudar: "Minha dica seria para às pessoas que precisam trabalhar e mesmo assim sonham em passar no vestibular. Estudar 2 horas por dia é melhor do que nenhuma, fazer 10 questões por dia é melhor do que nenhuma, ler 10 páginas por dia é melhor do que nenhuma, então, não desista e nem se compare com ninguém, seja melhor do que você mesma a cada dia", disse Leonardo.
Ele também disse que com essa nova nota está pensando em mudar de curso e ingressar em Fisioterapia.
Por Patosonline.com