Gerais Gerais
Representante do Coren, em Patos, fala sobre minuta que pode retirar suspensão do piso salarial da enfermagem. Ouça
16/02/2023 07h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Matéria por Patosonline.comÁudio cedido pelo departamento de jornalismo da Rádio Espinharas

A enfermeira Mariama, representante do Conselho Regional de Enfermagem da Regional de Patos-PB, falou para a reportagem do programa Espinharas Notícias desta quarta-feira (15), e na oportunidade comentou sobre a paralisação nacional que aconteceu no dia anterior, em prol do pagamento do piso nacional para os profissionais da enfermagem.

Mariama lembra que no mês de agosto de 2022 aconteceu a aprovação do piso salarial da enfermagem, sendo esta aprovação por lei. Contudo, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a referida lei, alegando que faltavam fontes de custeio para que os estados e municípios, bem como outras esferas, pudessem pagar o piso da categoria.

Diante das manifestações da categoria, a exemplo do último dia 14, o deputado Mauro Benevides colocou uma emenda complementar (PEC 127), que trata das fontes de custeio e do direcionamento delas para os estados e municípios.

Ainda segundo Mariama, o STF mais uma vez não concordou, e consequentemente não retirou a suspensão do piso salarial dos enfermeiros.

Ela afirma que já foi entregue uma minuta à ministra da saúde e ao presidente Lula, com a função de justificar o direcionamento das fontes de custeio para estados e municípios.

Portanto, as mobilizações neste momento são para que a minuta seja aprovada por força de lei, e assim possa fazer com que o STF retire a suspensão do piso salarial.

A enfermeira ainda lembra que a luta pelo piso salarial digno vem de pelo 30 anos atrás, e que essa aprovação é mais do que justa para a enfermagem.

Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.

Mariama - Áudio: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM

Matéria por Patosonline.com
Áudio cedido pelo departamento de jornalismo da Rádio Espinharas