Muitas pessoas nem param para pensar nas atualizações de softwares. Eles colocam essa função no modo automático e esquecem que isso é necessário ou importante. Mas aí há um perigo, podemos nos esquecer dos motivos para as atualizações regulares serem cruciais.
Atualizar um software é ainda mais importante quando se trata de um negócio ou empresa. Manter os computadores da sua empresa atualizados ajuda na segurança cibernética. Falhas de segurança podem prejudicar e até destruir um negócio em pouco tempo.
Pensando nisso, criamos este artigo onde vamos mostrar os motivos para atualizar o seu software regularmente. Também separamos algumas dicas sobre como manter seus dispositivos atualizados.
Uma atualização nem sempre é para entregar uma versão melhorada de um programa de computador. Muitas vezes, a empresa responsável pelo software descobriu que havia um erro de funcionamento no mesmo após tê-lo passado para vários clientes.
Esse tipo de situação é mais comum do que você pensa. Por exemplo, muitas empresas usam VPNs gratuitos para proteger a privacidade de suas comunicações. Há vários tipos de VPN gratuitos e alguns deles não são tão sofisticados como deveriam.
Um problema de funcionamento em um VPN é algo possível. É claro, a empresa responsável vai corrigir isso o quanto antes após ter descoberto o problema. A atualização deve ser feita sem qualquer custo ao cliente.
Atualizar um software também é uma questão de produtividade. Um software com um bug ou problema de funcionamento pode impedir que uma empresa opere da forma que deveria e isso custa dinheiro e tempo.
Pior do que um bug em um software que está sendo usado por várias pessoas, é um software com uma falha de segurança. Uma falha de segurança é qualquer coisa que permita que pessoas sem autorização acessem conteúdo privado.
Um software com uma falha de segurança pode se tornar a porta de entrada para hackers. Um criminoso virtual pode explorar a falha e acessar um sistema inteiro. Tudo depende da gravidade da falha.
Obviamente, a empresa responsável pelo software vai agir com extrema velocidade nesse tipo de situação. Eles mandam a atualização com a correção da falha de forma tão rápida que muitos usuários sequer vão notar que houve um problema.
Atualizar um software é gratuito. Uma vez que você tenha comprado um programa, a empresa vai mandar atualizações gratuitas para você. Ao menos, é assim que funciona na maioria dos casos.
Portanto, manter as atualizações automáticas ativadas é essencial. Há pessoas que usam dispositivos mais simples e que não atualizam o software simplesmente porque o hardware não é capaz de rodar a nova versão.
Há quem acredite que esse é um bom motivo para não atualizar o software, mas, na verdade, essa é uma péssima ideia. Se você não pode manter um software atualizado porque a sua máquina é incapaz de rodar o mesmo, é necessário trocar de máquina ou software.
Note que há softwares especiais feitos especificamente para rodar em computadores mais antigos. É uma alternativa viável para quem não pode arcar com equipamento novo.
Uma versão beta é basicamente uma atualização que ainda não está pronta. Não é uma versão estável do software e ainda precisa ser testada. As empresas liberam essas versões para quem quiser baixar e testar.
A menos que você goste de informática e tenha curiosidade o bastante para usar uma versão beta de um software, não há motivos para tentar uma versão que não é estável.
As atualizações automáticas de software não envolvem versões beta. Apenas as versões estáveis de softwares são mandadas para os clientes. Portanto, você pode ativar as atualizações automáticas no seu sistema sem problemas.
Bom, este foi o nosso artigo sobre atualizações de software para a segurança cibernética. Manter o software atualizado é a melhor forma de evitar problemas. Verifique se o seu sistema conta com as atualizações automáticas ativadas.
No topo disso, não use versões beta de qualquer software. Elas não são estáveis e ainda estão em fase de teste.