Regional Politica, Regional
Secretaria de Educação de São Mamede firma parceria com PRF em projeto de Conscientização e Educação no Trânsito
09/03/2023 05h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Zé Luiz Mineiro com Secretaria de Educação 
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de São Mamede, através da Secretaria Municipal de Educação, mais uma vez firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o desenvolvimento de ações educativas no âmbito escolar.

A parceria permitirá à PRF ampliar junto com as escolas municipais o projeto para educação no trânsito denominado FETRAN (Festival Estudantil Temático de Trânsito). As ações serão realizadas dentro da grade das disciplinas escolares.

Jardivânia Borges, secretária de educação, disse que o projeto já está há alguns anos no município e tem sempre desenvolvido ações muito relevantes para disseminar nos alunos a responsabilidade que todos devemos ter no trânsito.

O FETRAN é destinado ao público estudantil do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares, sendo dividido nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil. Por meio das artes cênicas, o projeto visa propiciar o conhecimento das normas e dispositivos que regem o trânsito brasileiro e a reflexão aos alunos, pais, professores e funcionários das escolas sobre o comportamento das pessoas no trânsito, auxiliando na formação de cidadãos conscientes. As escolas que trabalharão as ações do FETRAN serão: Francisco Pergentino de Araújo Filho, Maria Souto Gouveia e Lúcia de Fátima. “A educação no trânsito é fundamental para a formação de cidadãos plenos”, disse Gerlúcio Medeiros.

“Tornar o trânsito mais humano requer motivação na perspectiva educativa que refletirá na motivação da escola, da família e de todo o espaço do trânsito, estendendo a interdisciplinaridade a muito além da alfabetização e do Ensino Fundamental e Médio, ou seja, na dimensão do ser humano de forma totalitária, atingindo-o no que ele tem de mais importante: cidadania, ética e respeito, que são elementos organizadores de uma instituição social”, disse Jardivânia.

Zé Luiz Mineiro com Secretaria de Educação