Locais Locais
Cerca de 60 cães de ruas são alimentados e cuidados por moradora da cidade de Patos que pede ajuda para arcar com as despesas
09/03/2023 15h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com
Foto: Divulgação

Cuidar de 60 cães de ruas não é fácil, né? Mas aqui na cidade de Patos existe alguém que se dedica em cuidar e alimentar esses animais que muitas das vezes são esquecidos.

Yonara Fernandes, de 52 anos, é micropigmentadora, e há 3 anos reside no bairro Novo Horizonte e cuida de aproximadamente 60 cães de ruas, além de 10 cachorros e 7 gatos em suas casas. Em relato, ela conta que ao chegar na localidade se deparou com a situação dos animais com fome, sede, atropelados e com doenças.

Loading...

“Há aproximadamente três anos vim morar aqui e me deparei com essa realidade. Eu via os cachorros e dava um jeito de botar um pouco de comida e água para eles e isso foi tomando uma proporção bem maior. Muitos com fome e sede, com enfermidades, atropelados e mancando, outros com cinomos, parvovirose, erliquiose (doença do carrapato), papilomas, vírus (verrugas), muitos com sarna, sem falar em tantas cadelas no cio, prenhas e com TVT (câncer) e muitos filhotes”, relatou Yonara.

Os cerca de 60 cães ficam em cinco pontos do bairro Novo Horizonte, Luar de Angelita e Carmem Lêda, e para manter tudo isso há um grande custo que nem sempre é possível arcar. Yonara compra cerca de 10 sacas de ração de 25 kg, em média cada uma custa 110 reais, além dos cuidados médicos. Segundo ela, em muitas vezes não consegue comprar ração para alimentar todos e pede ajuda da população.

“As pessoas acham que por sermos protetores, recebemos algum tipo de ajuda e temos obrigação de cuidar e resgatar, mas a realidade é que não temos nenhuma ajuda, fazemos por amor e por nossa própria conta. Tem dias que não tenho ração para alimentá-los, uns comem, outros não e isso me dói na alma, sabe. São em média 60 animais que eu cuido e está muito pesado financeiramente, as medicações são bem caras", finalizou Yonara.

Como Ajudar?

Quem se solidarizar e quiser ajudar Yonara, pode doar rações, medicamentos ou valores pelo pix:
PIX Celular: (83) 988693297
Rações e medicamentos podem falar diretamente com Yonara pelo telefone: (83) 98869-3297

Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com