Gerais Gerais
Aprovados no Concurso do IFPB de 2019 cobram nomeação; diretor do Campus de Patos explica situação. OUÇA
11/03/2023 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com

No último dia 07 de março, a mãe de um aluno do curso de Engenharia Civil denunciou ao Patosonline.com que diversos estudantes estão sendo prejudicados e até desistindo do curso pela falta de alguns professores.

Após a publicação desta notícia, vários comentários de alunos, assim como de professores aprovados no último concurso público, realizado em 2019, surgiram nas redes sociais evidenciando que este problema de falta de docentes ocorre há anos.

"Falta direção, na verdade há anos o IFPB não tem professores suficientes, falta planejamento, o IFPB Patos hoje não tem o conhecimento devido dos reitores, da direção que não pensa no alunado.", relatou um aluno.

"E os candidatos que aguardam nomeação desde 2020? Se tem vaga porquê não nomeiam logo? Estão aguardando novo concurso? A necessidade é agora!", comentou um dos aprovados.

"A necessidade de nomeação de novos professores efetivos de várias áreas é urgente em vários campi do IFPB. Há um concurso vigente até julho e faz muito tempo que ninguém é chamado.", expôs um professor.

Com relação a denúncia da mãe do aluno, o diretor do Campus Patos, Ronaldo Lima, alegou que a ausência de docentes no curso se deve à licença para tratamento de saúde e, por isso, teria solicitado a contratação de professores substitutos à Gestão do IFPB, atualmente sob a reitoria de Mary Roberta Meira Marinho.

Uma das internautas comentou o seguinte:

"Tem certeza que essa falta de professores só decorre das licenças para tratamento de saúde desses? Há mais de ano que essa problemática vem se estendendo. Então, precisa-se urgentemente de nomeações de professores, inclusive há um concurso em vigência."

Em contato com a Comissão de professores aprovados no concurso de 2019, foi dito à redação do Patosonline.com que afastamento por licença seria um motivo para contratação de professor substituto. Por outro lado, com base em dados do Governo Federal de dezembro de 2022, o Campus Patos possuía 16 professores substitutos, sendo que apenas 5 professores se encontravam afastados.

Ainda conforme esses dados, essa realidade não é exclusiva do Campus Patos, mas de todo IFPB, que contava até dezembro de 2022 com 204 professores substitutos, enquanto apenas 124 estavam afastados, resultando em 80 professores substitutos a mais que não substituem ninguém.

Os estudantes alegam que são vários os problemas que afetam os cursos e alunos devido ao baixíssimo número de professores efetivos:

  1. Disciplinas deixam de ser ofertadas;
  2. Número insuficiente de professores para orientar TCCs;
  3. Ausência de projetos de pesquisa e extensão, devido à carga horária excessiva de aulas dos poucos professores efetivos;
  4. Professores tendo que ministrar aulas de áreas que não dominam, por falta de professor específico para algumas disciplinas.
  5. Prolongamento da permanência de professores em coordenações e cargos de comissão pela ausência de mais docentes, extrapolando a carga horária desses poucos professores.

Resposta do diretor do IFPB Patos

A redação do Patosonline.com conversou com o diretor do IFPB Campus Patos, Ronaldo Lima, que explicou a situação.

Segundo ele, não houveram as contratações dos concursados, pois na última gestão do governo federal não foram abertos códigos de vagas, sendo que sem essa abertura, uma Universidade Federal ou Instituo Federal só consegue contratar um novo professor no caso de uma aposentadoria do docente ou de falecimento.

"Na ausência de códigos de vagas de um novo concurso, a gente só consegue contratar professores novos, efetivos, nessa condição. Então, quando os professores se afastam por atestado médico, eles não geram um código de vaga para a contratação de um professor efetivo, mas sim de professores substitutos", disse.

Ouça mais detalhes no áudio abaixo:

Ronaldo Lima, diretor do IFPB Campus Patos - Áudio: Patosonline.com

Por Patosonline.com