Regional Regional
Na tribuna da Câmara, deputado federal Romero Rodrigues cobra extensão da Adutora do Pajeú para beneficiar municípios da região da Serra do Teixeira atingidos pela seca. VÍDEO
15/03/2023 17h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Foto: Divulgação

Durante a sessão ordinária da Câmara dos Deputados desta terça-feira, dia 14 de março, o deputado federal Romero Rodrigues (PSC) levou à tribuna o apelo da população dos municípios da região da Serra do Teixeira, que vivem uma das maiores crises hídricas já enfrentadas na história, com os principais mananciais completamente secos, e cobram a extensão da Adutora do Pajeú para a Paraíba.

Em seu discurso, Romero Rodrigues enfatizou a imensa dificuldade enfrentada pela população na questão da escassez de recursos hídricos e fez um apelo ao Governo Federal para que dê sequência, através do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), nas obras do Sistema Adutor do Pajeú, que faz parte do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco e atende às cidades do Sertão Pernambucano, limitando-se com a Paraíba no município de Brejinho-PE.

O projeto visa beneficiar 11 cidades paraibanas que enfrentam uma situação de calamidade pública em consequência da grave crise hídrica, entre as quais estão: Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Cacimbas, Água Branca, Matureia, Mãe d'Água e Juru.

"Essa obra já se iniciou, é preciso que naturalmente a classe política se mobilize, o deputado Hugo Motta também é um dos que têm lutado por essa adutora, mas principalmente o povo dessas cidades, que naturalmente passam por uma dificuldade muito grande, é um caos, uma calamidade pública, de fato, estabelecida nessas cidades", comentou o deputado.

Está marcada para a próxima quarta-feira, dia 22 de março, uma manifestação na cidade de Teixeira-PB, para cobrar a chegada das águas do Rio São Francisco na região. A manifestação contará com o apoio da população, dos comerciantes e da classe política, que irão fechar a via pública de acesso à Teixeira e Patos, para chamar atenção dos poderes e do governo federal.

De acordo com dados da Agência de Gestão Executiva das Águas (AESA), dos 6 (quatro) principais açudes da região, cinco encontram-se com menos de 1% do volume hídrico, ou seja, completamente secos.

Veja também - Diante de uma das maiores crises hídricas já enfrentadas na região, municípios da Serra do Teixeira cobram das autoridades a extensão da Adutora do Pajeú para a Paraíba

Por Felipe Vilar - Patosonline.com