Locais Locais
Escola Municipal Professor Oliveira promove aulões com alunos em vista da avaliação do MEC sobre o ensino básico de Patos
31/03/2023 05h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Coordecom
Foto: Divulgação

Alunos do 9º ano do turno da manhã do Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oliveira, no bairro da Vitória, participaram de um aulão em preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC) no último dia 24 de março. Na ocasião, foram ministradas aulas de História pelo professor Fred e Língua Portuguesa pela professora Verônica.

Esse foi o primeiro intensivo de uma proposta que prevê, inicialmente, aulas quinzenalmente. No entanto, de acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Emanuela Nóbrega, a ideia é que sejam realizadas semanalmente, sempre no contra turno ao horário de aulas regulares dos alunos participantes.

Emanuela explica que as aulas intensivas para o SAEB são um reforço extra para que os alunos adquiram mais aprendizado de maneira eficiente.

“São de extrema importância pois os alunos têm a oportunidade de estudar mais, de forma dinâmica, saindo um pouco do cotidiano, do dia-a-dia deles, tendo assim um retorno a mais no aprendizado. Os professores se reúnem e combinam os assuntos dos quais os alunos necessitam de um reforço para, assim, fazer uma boa explanação dos assuntos”, ressaltou a coordenadora pedagógica.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foto: Divulgação/Coordecom
Foto: Divulgação/Coordecom
Foto: Divulgação/Coordecom
Foto: Divulgação/Coordecom
Foto: Divulgação/Coordecom

Coordecom