Locais Locais
Dengue: Vigilância Ambiental de Patos intensifica ações preventivas contra a Aedes. Coordenador faz recomendações. Ouça
07/04/2023 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Matéria por Patosonline.comÁudio da assessoria da saúde municipal

O coordenador da Vigilância Ambiental do município de Patos, De Medeiros, informou à nossa reportagem que os agentes de combate às endemias estão intensificando as ações de controle e combate ao mosquito da Dengue (Aedes Aegypti), principalmente neste período chuvoso.

As visitas domiciliares estão sendo realizadas para conscientizar a população sobre os cuidados preventivos, sobretudo evitando acúmulo indevido de água, além da aplicação da larvicida nas situações que exigem esse tratamento. Os trabalhos também envolvem palestras em escolas e visitas a locais estratégicos onde geralmente surgem os focos do mosquito.

“Estamos num período de chuvas, e por isso é muito importante se policiar. Basta tirar 10 minutos da sua semana para olhar seu quintal, e ver se tem alguma coisa acumulando água. O lixo deve ser mantido em sacolas bem acondicionadas, e colocadas para fora no dia do carro do lixo. Também é preciso evitar de jogar lixo em terrenos baldios”, recomenda De Medeiros.

Ele garante que essas medidas simples evitam que a fêmea do Aedes deposite óvulos para dar surgimento às novas populações de mosquitos. De Medeiros reforça que é importante haver colaboração da população neste combate, e para os trabalhos sejam mais eficazes.

Níveis de infestação

Sobre a situação de Patos, em se tratando do risco de infestação pelo Aedes aegypti, o coordenado da Vigilância Ambiental contou que a partir da próxima semana será feito o segundo LIRAa do ano, que é justamente o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti. Após esse levantamento, ele disse que o resultado será divulgado de forma ampla para todos os meios de imprensa.

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.

Coordenador da Vigilância Ambiental do município de Patos, De Medeiros

Matéria por Patosonline.com
Áudio da assessoria da saúde municipal