Regional Regional
Moradora da cidade de Quixaba-PB denuncia transtornos provocados por obra de saneamento básico inacabada; Prefeitura se pronuncia e esclarece
Ela conta que a construtora responsável pela execução da obra abriu valas e buracos em algumas localidades, mas ainda não realizou serviços, o que acaba causando diversos transtornos, a exemplo do acúmulo de água e inacessibilidade.
19/04/2023 16h05
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.com
Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira, dia 19 de abril, a redação do Patosonline.com foi procurada pela internauta Janaína, residente na cidade de Quixaba-PB, Região Metropolitana de Patos, fazendo uma denúncia acerca de uma obra de saneamento básico inacabada que está causando inúmeros transtornos para a população.

Segundo o seu relato, a obra teve início há cerca de 6 anos atrás, mas foi interrompida por questões judiciais e retornou recentemente com outra construtora. Tal obra abrange toda a cidade e algumas ruas já foram concluídas, estando os serviços concentrados agora na Rua Maria Madalena, no entanto, a construtora responsável teria avisado que iria parar a obra por falta de pagamento.

Ela conta que a construtora responsável pela execução da obra abriu valas e buracos em algumas localidades, mas ainda não realizou serviços, o que acaba causando diversos transtornos, a exemplo do acúmulo de água e inacessibilidade. Veja abaixo o relato:

"A firma abre os buracos, passa 5, 6 semanas com os buracos abertos, quando chove acumula água, é uma calamidade pública. Por trás do terreno da casa da gente tem uma vala que faz mais de 90 dias que foi cavada, vendo a hora cair um animal dentro, acumulando água nesse tempo de chuvas que a propagação da dengue fica mais propícia. Se alguém precisar de socorro tem que ser levado nos braços, porque nenhum carro tem acesso à rua, meu carro faz duas semanas que está em outra rua, porque minha garagem está inacessível", disse Janaína.

Veja as imagens abaixo:

O que diz a Prefeitura?

A redação do Patosonline.com entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Quixaba, que enviou a seguinte resposta:

"Esta obra é um convenio de Execução de Saneamento Básico com recursos da Funasa, que está em andamento com mais de 80% da obra concluída e todos os pagamentos foram feitos mediante conclusão dos serviços executados e fiscalizados pela engenharia do município. Portanto, todos os pagamentos futuros, serão efetuados mediante a comprovação dos serviços realizados, de acordo com o contrato de Licitação. Nota-se nas imagens enviadas pelos denunciantes, que estes serviços em execução na Rua Maria Madalena não estão concluídos e só serão pagos após conclusão da etapa. A titulo de informação, todos os pagamentos estão rigorosamente em dias com a empesa Construtora HS Eireli, conforme estão disponíveis no sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Estamos sempre à disposição para qualquer esclarecimento."

Por Patosonline.com