Política Politica
Lenildo Morais comenta possibilidade de aumento no preço do arroz no segundo semestre de 2023
Segundo Lenildo, a safra de arroz no Rio Grande do Sul está sendo prejudicada pela falta de chuvas
23/04/2023 10h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com
Foto: Divulgação

Os consumidores de arroz podem sentir no bolso o impacto da seca que atinge o Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no Brasil. Diante da falta de chuvas na região, os estoques do produto podem ficar abaixo do esperado para o segundo semestre de 2023, o que pode levar a um aumento no preço do alimento.

Em entrevista ao programa Revista dos Municípios Podcast, apresentado pelo jornalista Marcos Oliveira e transmitido pela Rádio Espinharas FM e pelas plataformas digitais do Patosonline.com, o atual diretor executivo da Conab, Lenildo Morais, explicou a situação.

Loading...

Segundo Lenildo, a safra de arroz no Rio Grande do Sul está sendo prejudicada pela falta de chuvas, o que afeta o desenvolvimento das lavouras. Além disso, o país não possui um estoque regulador do produto para lidar com possíveis problemas na produção.

Nos últimos 5 anos, segundo Lenildo, o Brasil teria focado na exportação de produtos commodities como soja e algodão, e acabou deixando de lado o estoque de produtos como arroz, feijão e milho. Sendo assim, "Não há mais um grão de estoque regulador nos últimos 5 anos", disse Lenildo.

Ainda conforme Lenildo, o papel do atual governo é buscar retomar o estoque de produtos nos armazéns para que possam manter o controle.

Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com