Locais Locais
Cidadão denuncia dificuldade para pegar ficha em UBS de Patos, e secretário de saúde esclarece sobre quantidade de atendimentos. Confira!
26/04/2023 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Matéria por Patosonline.comCom informações de internauta e do secretário Municipal de Saúde
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (25), o internauta Félix Nóbrega entrou em contato com a reportagem do Patosonline.com para fazer uma denúncia a respeito do atendimento na UBS Ministro Ernani Sátiro, no bairro Vila Cavalcante, localizada na zona Leste da cidade de Patos.

Félix afirma que faz uma semana que vem tentando pegar uma ficha de atendimento na referida UBS, mas que não tem conseguido, tendo em vista que antes das 7h da manhã as fichas são preenchidas.

Ele reclama pelo fato de trabalhar durante do dia e não conseguir uma oportunidade de ficha para atendimento. Ele também contou que já insistiu para ser atendido, mas que não teve sucesso. E alega ter um recém-nascido em casa, por isso está tentando saber se está tudo bem com ele, justamente com receio de adoecer a criança de colo.

O denunciante também alega que o atendimento noturno nas unidades de saúde polo estão lotados, e sem sobrar fichas.

Secretário de Saúde esclarece

O secretário da Saúde Municipal de Patos, Leônidas Medeiros, nos falou que as unidades básicas de saúde do município realizam 32 atendimentos médicos por dia, cada uma.

Já as unidades noturnas atendem 30 fichas por noite, de segunda a sexta, das 18h às 22h, sendo elas: UBS Horário Nóbrega (São Sebastião), UBS José de Oliveira Pio e UBS Maria Marques (Jatobá).

“É o limite estabelecido pelo Ministério da Saúde, no caderno da atenção básica”, disse o secretário.

Sobre as filas logo cedo da manhã, Leônidas comentou que se trata de uma prática cultural, e que isso acontece também em outros serviços do município, a exemplo do Laboratório Municipal e do Frei Damião.

Caso o paciente que procure atendimento na UBS apresente uma situação de urgência, pode se dirigir a uma das UPAs (Jatobá e Campo da Liga).

Matéria por Patosonline.com
Com informações de internauta e do secretário Municipal de Saúde