Esportes Esportes
Maiorais, Botauto, Emoção... Patoense Ruthyanna Camila segue enriquecendo currículo como árbitra
Única árbitra do quadro da FPF-PB, Ruthyanna Camila já apitou três dos principais clássicos do futebol paraibano, mas ainda sonha com o Clássico Tradição e outros desafios na carreira
27/04/2023 13h20
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: ge PB
Ruthyanna Camila apitando o amistoso entre Campinense e Botafogo-PB — Foto: Estefinho Francelino

Ruthyanna Camila é a única árbitra do quadro da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e nos últimos anos vem ganhando cada vez mais destaque. Tendo em seu currículo o comando de três dos principais clássicos do futebol paraibano, ela tem novas metas e quer seguir na visível crescente em sua carreira.

Ruthyanna Camila durante Botafogo-PB x Auto Esporte-PB, pelo Campeonato Paraibano 2023 — Foto: Ismar Foto / Diventare Press

Ruthyanna é árbitra do quadro da CBF desde 2016. Ela entrou para a história do futebol paraibano ao se tornar a primeira mulher a apitar o maior clássico do futebol do estado, o Clássico dos Maiorais entre Campinense e Treze, no Campeonato Paraibano de 2022.

Mas não parou por aí. Na atual temporada, ela apitou o Botauto, entre Botafogo-PB e Auto Esporte-PB, e, mais recentemente, no último sábado, o amistoso entre Campinense e Botafogo-PB, que é o Clássico Emoção. Na opinião dela, apitar partidas como essas é enriquecedor para o currículo de qualquer árbitro e exige uma preparação intensa.

— Clássico é clássico, seja a nível estadual ou de confederação, então sempre tem um fator especial, tanto para as equipes, quanto para nós da arbitragem. Enriquece o currículo de qualquer árbitro. Nós nos preparamos para que essas oportunidades venham e a gente possa corresponder. Todo jogador quer participar de um clássico e para nós da arbitragem não é diferente. Todo mundo sonha em apitar um clássico — disse Ruthyanna.

Ruthyanna Camila apitando o amistoso entre Campinense e Botafogo-PB — Foto: Estefinho Francelino

Ruthyanna guarda na lembrança todos os clássicos que apitou, mas sempre tem um mais especial. Para ela, foi o Clássico dos Maiorais, válido pela 7ª rodada do Campeonato Paraibano de 2022, que terminou 1 a 0 para o Campinense.

— A primeira vez a gente nunca esquece. Para mim o Clássico dos Maiorais ainda está sendo o mais importante, não só por ser o Maiorais, mas pelo que o jogo envolveu naquele ano, a importância para as equipes, a situação em que se encontravam na tabela e por eu ter sido a primeira mulher a apitar aquele clássico. Então aquele continua sendo para mim o mais importante da minha carreira — finalizou a árbitra.

Ruthyanna Camila apitou o Clássico dos Maiorais — Foto: Acervo pessoal / Ruthyanna Camila

Para completar a trinca dos grandes clássicos entre os integrantes do Trio de Ferro — Botafogo-PB, Campinense e Treze — falta apenas o Clássico Tradição, entre Botafogo-PB e Treze. Essa é uma das metas da árbitra para o futuro, assim como comandar os jogos entre as equipes do Sertão.

Fonte: ge PB