Gerais Gerais
Em Patos, ONG Flor da Vida firma parceria com Centro de pesquisas e produção da Cannabis Medicinal no Sertão da Paraíba
O objetivo do encontro foi de firmar parceria com o centro estudo e cultivo do CRB/Canabidiol para, então, iniciar as atividades na região do médio sertão paraibano.
29/04/2023 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Palloma Pires - Jornalista e Comunicadora Popular
Foto: Divulgação

A associação Flor da Vida, grupo que produz e comercializa diversos produtos a partir da Cannabis para fins medicinais, em Ribeirão Preto, São Paulo, participou nesta quinta-feira (27), em Patos, de uma reunião com representantes do Centro Brasileiro de Pacientes e Pesquisadores de Cannabis Medicinal (CEBRAPCAM). Após a reunião, a equipe visitou o galpão da Cebrapcam, localizado na cidade de São José de Espinharas, Paraíba.

O objetivo do encontro foi de firmar parceria com o centro estudo e cultivo do CRB/Canabidiol para, então, iniciar as atividades na região do médio sertão paraibano.

Em entrevista à jornalista Palloma Pires, voluntária na Cebrapcam, o presidente da Associação Flor da Vida, Enor Machado, disse que a Cannabis Medicinal é utilizada atualmente em vários países do mundo no tratamento de diversas patologias como autismo infantil, carcinoma, distonia, dor crônica, depressão, encefalopatia, epilepsia, esclerose, esquizofrenia, fibromialgia, paralisia cerebral, Parkinson, retardo mental, transtornos de desenvolvimento, entre outros.

Enor ressalta ainda os benefícios do uso medicinal da cannabis no auxílio e na qualidade de vida não só dos pacientes que a utilizam, mas de toda a família.

“Nós realizamos cerca de 800 atendimentos gratuitos com 90 famílias e percebemos uma transformação impressionante na qualidade de vida dos pacientes em um prazo de apenas seis meses de tratamento”, destacou.

O presidente da CEBRAPCAM, o médico psiquiatra Dr. Eulámpio Dantas, explica que o Centro atende a pacientes com indicação médica para uso de medicamentos a base da cannabis. As ações do Centro também são voltadas para a pesquisa e suporte social aos pacientes e familiares e na busca aos direitos para a sua utilização com estes fins, bem como a quebra de tabus que existe em relação a esta temática.

“Nós firmamos parcerias com a associação Flor da Vida com o intuito de beneficiar os nossos associados e já esperamos receber, nos próximos 30 dias, os óleos para aqueles pacientes que são associados e que tenham a indicação ou laudo médico para seu uso”, disse o médico.

Outro ponto importante durante essa visita foi a discussão de uma parceria entre a associação Flor da Vida, CEBRAPCAM e MST para a legalização e a implantação da produção de cannabis, na região do sertão paraibano, para fins medicinais, tendo em vista que o atual momento é favorável ao desenvolvimento deste tipo de atividade, pois nos últimos anos a Justiça já deu mais de 100 autorizações para plantio de maconha no Brasil para esta finalidade.

“Esse encontro foi muito importante porque tivemos a oportunidade de aprofundar melhor esta ideia, e o MST quer ter uma participação importante para que a gente possa concretizar essa produção e assim cumprir o nosso papel na sociedade, ajudando nos cuidados a vida e a saúde das pessoas que necessitam”, destacou Gilmar Felipe Vicente, agricultor do Assentamento 1º de março, localizado município de Pitimbu/PB e integrante da Coordenação Estadual do MST/PB.

Participaram do momento outros representantes do Centro, bem como de movimentos sociais, como Eduardo Rabai - assentado da Reforma agrária e pesquisador na Cebrapcam; o tecnólogo em agroecologia, Cicero de Sousa; Gideão Rodrigues, também assentado e membro da Cebrapcam; Bruno Morabati, comunicador Flor da Vida e a jornalista e comunicadora Palloma Pires.

Por Palloma Pires - Jornalista e Comunicadora Popular