A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa tem início nesta segunda-feira, 1 de maio, na Paraíba e em outros 13 estados, segundo informações oficiais do Ministério da Agricultura. A campanha se estende até o dia 31 de maio.
Além da Paraíba, a vacinação também irá ocorrer em Alagoas, parte do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e São Paulo, com expectativa de alcançar cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades.
As vacinas devem ser adquiridas em revendas autorizadas e mantidas entre 2 e 8 graus Celsius (°C) desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação, com a utilização de agulhas novas para aplicação da dose de 2 mililitros (ml) na tábua do pescoço de cada animal, nas horas mais frescas do dia para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
Outra recomendação do Ministério da Agricultura é que além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa agropecuária animal, nos prazos estipulados pelo serviço veterinário estadual.
Em caso de dúvidas, a orientação é para que o produtor procure o órgão executor de defesa agropecuária, que em Patos, fica localizada a Rua Pedro Firmino, próximo a Feira da Troca.
Por Genival Junior - Patosonline.com