Locais Locais
Esperança: Após campanha nas redes sociais, família consegue arrecadar 23 mil reais para cirurgia da jovem Maria Clara, que luta contra câncer no estômago
Amigos e familiares lançaram a campanha do Pix Solidário e também uma rifa solidária, que foi abraçada por toda a cidade de Patos e logo eles conseguiram bater a meta.
02/05/2023 17h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com Com informações de Jozivan Antero/Polêmica Patos
Foto: Jozivan Antero/Polêmica Patos

Após uma forte campanha nas redes sociais nos últimos dias, a jovem Maria Clara Alves da Silveira, de 18 anos, residente no bairro Sete Casas, que foi diagnosticada com um câncer agressivo no estômago, inclusive já em fase de metástase, recebeu uma excelente notícia nesta terça-feira, dia 02 de maio.

Eles conseguiram arrecadar o valor de R$ 23 mil para realização de uma cirurgia com urgência. Amigos e familiares lançaram a campanha do Pix Solidário e também uma rifa solidária, que foi abraçada por toda a cidade de Patos, como também outras regiões do país, e logo eles conseguiram bater a meta.

A cirurgia de Maria Clara será realizada em um hospital privado na cidade de Campina Grande. A garota está com todos os exames necessários e vem se preparando psicologicamente para enfrentar a cirurgia delicada e que vai mudar a sua vida, dando a possibilidade de cura da doença agressiva.

Ao lado da filha, dos demais filhos, do namorado e de pessoas próximas que ajudaram e continuam ajudando Maria Clara e a própria família, Francisca Alves, mãe da garota, agradeceu a todos que contribuíram de diversas formas e continuam a ajudar. Francisca relatou que recebeu ajuda de pessoas longes e de perto, de pessoas com recursos e outras com quase nada, mas que ajudaram com o que podiam.

Diagnóstico da doença e tratamento

Há cerca de sete meses, a jovem começou a sentir dores no estômago e ânsia de vômitos, foi quando a família procurou a Unidade Básica de Saúde João Soares e foram prescritos remédios para refluxo, no entanto, as dores continuaram e teve início um processo de vômito.

Preocupados com o quadro de saúde de Maria Clara, a família buscou outros procedimentos, sendo realizados exames como endoscopia e biópsia, que detectaram um câncer em estado avançado no estômago.

Começou então uma longa batalha para combater a doença, que em pouco tempo debilitou Maria Clara. De família humilde e dependendo da mãe para o sustento da casa, a família iniciou uma luta pela vida da jovem.

Ela iniciou o tratamento por quimioterapia no Hospital do Bem, em Patos. O tratamento foi feito, porém, o câncer não foi vencido e entrou em processo de metástase atingindo também o ovário da garota.

Mesmo diante das dificuldades, ela se manteve firme e lutando para ter de volta a saúde. Com o avanço do câncer, médicos orientaram a família a buscar uma cirurgia para retirada do estômago e do ovário, porém, tal procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), diante da demanda, demoraria e Maria Clara vem lutando contra o tempo. 

A mãe, Francisca Alves, buscou o Ministério Público da Paraíba e foi orientada a tomar procedimentos que, por si só, também poderiam acarretar em demora, apelos aos órgãos de saúde estatal e demandas judiciais. Lutando contra o tempo, a família procurou o sistema privado de saúde e foi estipulado o valor de R$ 23.000,00 para a cirurgia complexa. Sem dinheiro, eles decidiram tornar o caso público e teve início uma campanha que logo alcançou a cidade de Patos e diversas outras cidades do Brasil.

Na manhã desta terça-feira, dia 02 de maio, a senhora Francisca Alves de Almeida, de 56 anos, mãe da jovem Maria Clara, recebeu a notícia de que a quantia foi arrecadada por meio de campanhas nas redes sociais.

Após esse procedimento cirúrgico, a jovem vai ter sua vida mudada mais uma vez, pois, sem o estômago, a alimentação de Maria Clara será especial. A família se apoia na fé para que a jovem alegre, estudiosa, trabalhadora e corajosa possa viver por muitos anos diante de mais um desafio.

Ouça abaixo a entrevista de Francisca ao jornalista Jozivan Antero, do Portal Polêmica Patos:

Francisca Alves - Áudio: Jozivan Antero/Polêmica Patos

Patosonline.com
Com informações de Jozivan Antero/Polêmica Patos