Locais Locais
Patos sedia capacitação para o processo de verificação de perdas do Garantia Safra no Território do Médio Sertão
O evento é realizado pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS)
03/05/2023 00h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Coordecom

O município de Patos sediou, nesta terça-feira, dia 02 de maio, a capacitação para o processo de verificação de perdas do Programa Garantia Safra 2022/2023 para Território Rural do Médio Sertão.

O evento que ocorreu no auditório do SAMU, no bairro São Sebastião, reuniu os 18 municípios do Território, tendo a participação de vistoriadores e técnicos da safra 2022/2023 escolhidos pelas gestões de cada localidade e que irão monitorar as perdas das lavouras.

De acordo com Alessandro Silva, coordenador estadual do Garantia Safra, os prefeitos deverão solicitar as análises de perda e apontar um técnico vistoriador que geralmente é da EMPAER ou do próprio município, a exemplo de Patos.

"Os técnicos vão receber uma análise do município, os laudos amostrais, e vai pegar alguns agricultores do município, fazer esse levantamento de produção ou como se desenvolveram as culturas do Garantia Safra, enviar para Brasília e lá vai ser analisado. Daqui para o final do ano, a gente espera que novembro ou dezembro, a gente já tenha os primeiros resultados dos municípios que tiveram perda e os que não tiveram perda", explicou Alessandro.

O coordenador esclareceu que a perda acontece de forma geral no município, e não de maneira individual.

"É preciso que dentro do município se compreenda que houve 50% ou mais de perda dentro do município para poder ter a perda decretada e os agricultores recebam o benefício", afirmou.

O laudo realizado não indica a perda, ele é comparado com índices do IBGE. Além disso, há mais índices de análise: INMET, CEMADEN e LSPA/IBGE. Desses quatro pontos, dois precisam apontar a perda para que o município tenha a perda decretada e os agricultores receberem o benefício.

O engenheiro agrônomo do município de Patos e também vistoriador, Iere Caindre, explicou que essa verificação com a equipe estadual é para dar andamento ao cronograma do Programa Garantia Safra, sendo que a capacitação será útil para fazer esses alinhamentos para que os municípios percebam que houve perda de safra e solicitem vistoria junto ao governo federal.

O evento é realizado pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS).

Coordecom