O Corinthians está em maus lençóis na Libertadores. Na noite desta terça-feira (2), o time alvinegro foi derrotado por 2 a 1 para o Independiente del Valle, do Equador, em plena Neo Química Arena. Foi a segunda derrota consecutiva do Timão na competição, ambas em casa.
Assim, a equipe perdeu a vice-liderança do grupo E, sendo ultrapassado justamente pelos equatorianos. Para piorar, os próximos dois compromissos corintianos serão fora de casa, justamente contra Argentinos Juniors e Del Valle, que ganharam em Itaquera.
O duelo desta noite marcou a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo na sua terceira passagem à frente do Coringão. Na sua primeira escalação, Luxa apostou nos garotos Murillo e Matheus Bidu na zaga e lateral-esquerda, respectivamente, deixando medalhões como Balbuena e Fábio Santos no banco de reservas.
O time foi montado em um 4-2-3-1 na fase ofensiva, com Maycon mais preso como primeiro volante, enquanto Fausto Vera e Giuliano tiveram mais liberdade na parte central. Na fase defensiva, Adson, que foi o meia aberto pela direita, auxiliava Fagner, e o time atuava em um 5-3-2.
No primeiro tempo, o Corinthians criou mais chances e parou em boas defesas do goleiro Moisés Ramírez e também na trave, que parou o que seria um gol de cabeça de Murillo. Já na etapa final, o segundo gol sofrido foi sentido, e o Timão só teve um grande momento, com Gil e Yuri Alberto acertando a trave no mesmo lance.
As duas equipes também tiveram gols anulados. Quando o jogo estava 1 a 1, Yuri Alberto deixou a sua marca. Era o fim de um jejum de oitos jogos sem balançar as redes, mas ele estava à frente do penúltimo marcador e o lance foi anulado ainda no campo. Já no lado do Del Valle, Alcivar marcou o que seria o terceiro gol da equipe equatoriana, mas estava impedido na origem da jogada.
CORINTHIANS COMEÇA MELHOR, MAS NÃO MARCA
A primeira escalação do Corinthians com o técnico Vanderlei Luxemburgo teve a aposta nos garotos Murillo e Matheus Bidu na zaga e na lateral-esquerda, respectivamente. Em um 4-2-3-1, com Maycon sendo o primeiro volante e a dupla Fausto Vera e Giuliano com maior liberdade no meio-campo, o Timão alternava nas fases defensivas para uma linha de cinco, com Adson auxiliando Fagner, como um ala.
E foi nesse sistema que o Coringão teve as melhores chances no início da partida. Primeiro com uma investida de Bidu pelo lado esquerdo, que cruzou baixo e ninguém chegou para completar. Na sequência, Fagner cruzou para Róger Guedes, que deu um tapa de letra e parou em grande defesa do goleiro Moisés Ramírez. Depois, Murillo acertou um cabeceio na trave, após cobrança de escanteio.
ENTÃO, QUEM APROVEITOU FOI O DEL VALLE
E mesmo com o Timão melhor, quem abriu o placar foi o Independiente del Valle. O Corinthians deu a bola para o del Valle, que aproveitou. Após um toque de Hoyos, o atacante Lautaro Días apareceu com liberdade pelo lado esquerdo e fuzilou o goleiro Cássio, que não conseguiu defender.
MAS O CORINTHIANS FOI BUSCAR O EMPATE
O gol dos equatorianos não acuou o Corinthians que voltou a atacar e pouco depois sofrer o gol, quase empatou com Fausto Vera, que finalizou forte, mas parou em boa defesa do goleiro Moisés Ramírez. Depois, Yuri Alberto recebeu um ótimo passe, infiltrou na grande área, encheu o pé, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. Mas o bolão de Adson ainda iria encaixar. Melhor em campo no primeiro tempo, o camisa 28 achou uma ótima assistência para Róger Guedes, que apareceu na cara do gol e bateu na saída do goleiro para igualar o marcador.
E o Timão poderia ter ido para o vestiário na frente do placar, mas o gol marcado por Yuri Alberto não foi validado. Fagner cruzou pela direita, mas o camisa 9 estava um pouco à frente quando completou para as redes.
QUE VACILO, MAYCON!
Logo no início do segundo tempo, o Corinthians tomou um banho de água gelada. Róger Guedes tocou uma bola na fogueira para Maycon que, ao invés de afastar para o lado, tentou recuar, mas pegou Murillo de ‘calças curtas’. Lautaro Díaz foi mais esperto que o jovem zagueiro corintiano, tomou à frente e tocou na saída de Cássio para ampliar o marcador.
TRAVE ATRAPALHA O CORINTHIANS NOVAMENTE
Logo após sofrer o gol, o Corinthians teve duas grandes chances consecutivas de marcar, mas ambas parou na trave. Após cobrança de escanteio, Gil subiu mais alto que a defensiva do Independiente del Valle e acertou o poste. No rebote, já na entrada da pequena área, Yuri Alberto tentou novamente de cabeça mas parou no travessão.
DEL VALLE CHEGOU AMPLIAR, MAS GOL FOI ANULADO
Se o Corinthians não marcou, o del Valle foi novamente às redes, dessa vez com Alcivar. Primeiro, Hoyos arriscou de longe, mas parou na defesa do goleiro Cássio. No rebote, Alcivar foi pra cima da marcação com total liberdade, trouxe para dentro da área e colocou no ângulo direito do goleiro corintiano. Porém, o camisa 7 da equipe equatoriana estava impedido quando partiu para a bola.
CORINTHIANS PRESSIONA NO FIM
No abafa, o Corinthians quase chegou ao empate. Primeiro com Róger Guedes, de cabeça, após cruzamento de Matheus Bidu, pela esquerda. No rebote, Romero tentou de letra, mas parou no bloqueio da marcação.
Fonte: Lance!