A comunidade do Mocambo e adjacências, na zona rural de Patos tem muito a comemorar. O prefeito Nabor Wanderley, ao lado da Secretária de Educação de Patos e do vice-prefeito, Jacob Souto, da Coordenadora da Educação no Campo, Elaine Nicássio, e da gestora escolar, Rosilene Sotero, assinou a ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio da Costa Palmeira na manhã desta quinta-feira (4).
A unidade escolar atende, atualmente, 27 alunos da própria localidade. Após a reforma, a escola contará com um espaço ampliado, com capacidade para melhor receber os discentes, com piso em cerâmica, salas climatizadas, novos banheiros, reforma do telhado, nova pintura e nova cozinha. A reforma será totalmente custeada com recursos do próprio município.
Segundo Adriana Carneiro, uma das exigências do prefeito Nabor é fortalecer as escolas construídas na zona rural como forma de fazer com que o aluno estude o mais próximo possível da sua casa.
“A Educação em novas perspectivas acredita que o aluno que estuda na zona rural precisa fazer isso com qualidade e perto da sua casa. Estamos realizando um programa de valorização das escolas do campo como forma de fomentar as habilidades do aluno”, afirmou a Secretária.
De acordo com o prefeito, os investimentos na Educação do campo vão além da parte estrutural, sendo um meio transformador do futuro de cada aluno.
“Nós já disponibilizamos um ônibus para que os alunos possam vir para a aula já que muitos pais trabalham no campo e não tem como vir deixar as crianças. Agora, estamos reestruturando toda a escola para dar mais conforto para todas as crianças e para os profissionais que aqui trabalham. É muito importante investir na educação do campo, pois, estamos dando condições dessas crianças estudarem perto das suas casas e através da educação, terem um futuro garantido”, pontuou.
Construída há quase 50 anos, a EMEF Antônio da Costa Palmeira foi construída entre os anos de 1973 a 1977 durante a gestão do prefeito Aderbal Martins de Medeiros.
Por Coordecom