Locais Locais
Médico pediatra dá dicas à população contra síndromes gripais em crianças: "Se seu filho estiver com sintomas não envie ele para a escola"
O médico recomendou pais e responsáveis a retirarem as crianças do convívio de creches e escolas, tão logo sejam identificados os primeiros sintomas.
09/05/2023 14h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonline.com

O médico pediatra Umberto Junior, alertou pais e responsáveis em contato com o Jornal Espinharas Notícia, da Rádio Espinharas FM, quanto ao surgimento de doenças relacionadas às Síndromes Respiratórias Agudas Graves em crianças, que normalmente ocorre em Patos e Sertão do Estado, no período sazonal entre os meses de fevereiro a julho.

Doutor Umberto destacou a necessidade dos pais manterem o cartão de vacinação das crianças atualizado, o que em consequência já seria suficiente para a imunização dos menores contra as principais cepas causadoras das doenças respiratórias.

“Temos tido muitos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças, e alguns casos tem evoluído a óbito, inclusive. Precisamos manter nossas crianças com o calendário vacinal atualizado, principalmente a vacina da gripe, é muito importante, temos tido muitos casos envolvendo a Influenza tipo A e B, H1N1 e H3N2 e outras cepas que estão contempladas na vacina”, disse o pediatra.

O médico recomendou pais e responsáveis a retirarem as crianças do convívio de creches e escolas, tão logo sejam identificados os primeiros sintomas, além de manter os cuidados com a higiene respiratória das crianças e o compartilhamento de objetos pessoais, para evitar a contaminação dos menores.

Entre os sinais de alarme, Umberto Junior chamou a atenção para quando as crianças apresentem quadros de cansaço repentino, dificuldade para respirar sem quererem se alimentar; de prostração por muito tempo, que tenham febre alta persistente e sem resposta a medicação, que sejam encaminhadas as UPAs ou ao Hospital Infantil, a fim de realizar uma avaliação mais criteriosa e evitar doenças graves como bronquiolite e pneumonia, que podem evoluir a óbito.

Dr. Umberto Junior - Áudio: Rádio Espinharas FM

Por Genival Junior - Patosonline.com